Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cientistas trabalham em vacinas contra drogas

EPharma Notícias - 28 de julho de 2016 - 14:00

Cientistas finalmente começam a desenvolver vacinas acessíveis contra substâncias que causam dependência. Testes preliminares com humanos mostram a ação efetiva de agentes químicos contra a cocaína. Exames com heroína também avançam nos laboratórios. E uma potencial vacina para combater a dependência de anfetamina tem se mostrado promissora em roedores. No entanto, as pesquisas ainda estão no começo. Ainda não temos uma vacina que tenha se mostrado eficaz para combater as drogas em estudos de grande escala com seres humanos.

No Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas têm algum familiar que é dependente químico, de acordo com o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos, feito pela Unifesp. Os pesquisadores estimam que 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas, um índice que representa mais de 8 milhões de pessoas.

Não é nada fácil lidar com a dependência química. O primeiro passo, em geral, é a desintoxicação, em que a pessoa se abstém do uso até que a substância seja eliminada do corpo. Depois dessa etapa, passam semanas ou meses na reabilitação em regime de internato. A força de vontade e a motivação para não voltar a consumir drogas fazem a diferença.

No entanto, as recaídas têm taxas bastante elevadas. No Brasil, estimam em torno de 60% as recaídas para os dependentes de cocaína, heroína e anfetamina, mas o mais importante instituto do mundo ocidental, sediado em Paris, traz taxas de recaída assustadoras - em torno de 95%. Talvez a saída esteja nas vacinas, nos laboratórios e na indústria farmacêutica ávida por lucros. É difícil crer que a porta de saída das drogas seja aberta pelos governantes.

SIGA-NOS NO Google News