Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cientistas encontram gene dos canhotos

31 de julho de 2007 - 14:51

Já se desconfiava que era um traço genético, mas agora finalmente os pesquisadores encontraram um pedaço de DNA -- um gene -- relacionado ao canhotismo. A pesquisa foi conduzida por um time da Universidade de Oxford, segundo informou a rede britânica BBC.

A má notícia: além de aumentar a probabilidade de que o sujeito seja canhoto, ou seja, tenha habilidades superiores com a mão esquerda, ele também aumenta ligeiramente o risco de que seu portador tenha doenças psicóticas, como esquizofrenia.

O gene, chamado LRRTM1, parece estar ligado a designar que partes do cérebro controlam cada uma das funções específicas pelas quais ele responde. Em pessoas destras, o lado esquerdo do cérebro usualmente fica responsável pela fala e pela linguagem, enquanto o lado direito controla as emoções. Nos canhotos, muitas vezes ocorre o oposto. Agora, os cientistas acham que o LRRTM1 tem a ver com essa inversão.

Com todo esse poder de manipular a arquitetura cerebral, o gene também aumenta a chance de bagunçá-la; daí o risco aumentado de esquizofrenia, uma doença ligada muitas vezes a desequilíbrios no funcionamento cerebral.

"Esperamos que as descobertas desse estudo nos ajudem a entender o desenvolvimento da assimetria no cérebro", disse Clyde Francks, o líder da pesquisa, que foi publicada no periódico "Molecular Psychiatry". "A assimetria é uma característica fundamental do cérebro humano que é perturbada por muitas doenças psiquiátricas."

Francks também ressalta que os canhotos -- cerca de 10% da população -- não devem ficar preocupados com os riscos de esquizofrenia. "Há muitos fatores que tornam os indivíduos mais propensos a desenvolver esquizofrenia e a maior parte dos canhotos nunca terá um problema. Ainda não sabemos o papel preciso desse gene."


G1

SIGA-NOS NO Google News