Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2019

Últimas Notícias

31/07/2007 14:51

Cientistas encontram gene dos canhotos

Já se desconfiava que era um traço genético, mas agora finalmente os pesquisadores encontraram um pedaço de DNA -- um gene -- relacionado ao canhotismo. A pesquisa foi conduzida por um time da Universidade de Oxford, segundo informou a rede britânica BBC.

A má notícia: além de aumentar a probabilidade de que o sujeito seja canhoto, ou seja, tenha habilidades superiores com a mão esquerda, ele também aumenta ligeiramente o risco de que seu portador tenha doenças psicóticas, como esquizofrenia.

O gene, chamado LRRTM1, parece estar ligado a designar que partes do cérebro controlam cada uma das funções específicas pelas quais ele responde. Em pessoas destras, o lado esquerdo do cérebro usualmente fica responsável pela fala e pela linguagem, enquanto o lado direito controla as emoções. Nos canhotos, muitas vezes ocorre o oposto. Agora, os cientistas acham que o LRRTM1 tem a ver com essa inversão.

Com todo esse poder de manipular a arquitetura cerebral, o gene também aumenta a chance de bagunçá-la; daí o risco aumentado de esquizofrenia, uma doença ligada muitas vezes a desequilíbrios no funcionamento cerebral.

"Esperamos que as descobertas desse estudo nos ajudem a entender o desenvolvimento da assimetria no cérebro", disse Clyde Francks, o líder da pesquisa, que foi publicada no periódico "Molecular Psychiatry". "A assimetria é uma característica fundamental do cérebro humano que é perturbada por muitas doenças psiquiátricas."

Francks também ressalta que os canhotos -- cerca de 10% da população -- não devem ficar preocupados com os riscos de esquizofrenia. "Há muitos fatores que tornam os indivíduos mais propensos a desenvolver esquizofrenia e a maior parte dos canhotos nunca terá um problema. Ainda não sabemos o papel preciso desse gene."


G1

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Abril de 2019
Sexta, 19 de Abril de 2019
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do dia
Quinta, 18 de Abril de 2019
10:00
Receita do dia
07:16
Paraiso das Águas/Chapadão do Sul
Quarta, 17 de Abril de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)