Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/08/2016 16:00

Cientistas descobrem fóssil de mais antigo paciente com câncer da História

EPharma Notícias

Cientistas sul-africanos encontraram a mais antiga evidência câncer um ser humano na História. Trata-se do fóssil de um osso do dedão do pé de um hominídeo de 1,7 milhão de anos atrás com um tumor.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Witwatersrand e do Centro de Paleociência do país encontraram o fósil em Malapa, numa região que é conhecida como "Berço da Humanidade" pela grande quantidade de resquícios de hominídeos.

A descoberta, que foi publicada nesta semana no "South African Journal of Science", sugere que embora o estilo de vida moderno tenha aumentado a incidência dessa doença no gênero humano, os "gatilhos" para o câncer vêm do passado.

"Você pode escolher uma paleo dieta, pode viver num ambiente completamente limpo, mas a capacidade de ter essas doenças é antiga e está dentro de nós apesar de qualquer coisa que façamos", diz o co-autor do estudo, o pesquisador Edward Odes.

O pequeno pedaço de osso foi a única parte do esqueleto encontrada. Embora os cientistas tenham conseguido identificar o tipo de câncer (um violento osteosarcoma, que teria atrapalhado a capacidade de locomoção), o pedaço é pequeno demais para identificar de que espécie de hominídio é, se era criança ou adulto ou até mesmo se foi o câncer que o matou.

Sabe-se, porém, que algumas espécies humanas viveram na Terra nesse período, sendo que a mais numerosa delas era o Homo erectus, um dos mais importantes ancestrais do Homo sapiens.

Além do tumor maligno, a equipe encontrou o caso mais antigo de tumor benigno, um crescimento no fóssil da vértebra de uma criança Australopithecus sediba com 1,98 milhão de anos. Antes da descoberta, o caso mais antigo era de 120 mil anos atrás, de um tumor benigno de um neandertal encontrado na Croácia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)