Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/05/2005 09:31

Cidades japonesas mudam para se adaptar a brasileiros

Spensy Pimentel/ABr

As cidades japonesas que abrigam maior número de brasileiros estão se equipando para atender demandas específicas dessa comunidade. As ações incluem placas e material de divulgação e informação em português, além de tradutores nas repartições públicas, atendimento especial para crianças brasileiras com dificuldades escolares e serviços de assistência social que incluem cursos de japonês dados por voluntários, assessoria jurídica e contábil.

Quinze prefeituras das cidades com maior comunidade de brasileiros já formam há quatro anos uma associação para procurar soluções para problemas em comum, a Gaikokujin Shuju Toshi Kaigui. Além disso, atualmente, os prefeitos dessas cidades negociam com o governo japonês mudanças na legislação para atender os brasileiros em áreas como saúde e educação.

"A mudança nas regras japonesas é muito difícil, mas estamos trabalhando nisso. Nós reunimos os representantes das 15 cidades a cada três meses para fazer um brainstorming (debate) e tentar achar soluções comuns", afirma Shinji Sato, diretor da divisão de Relações Internacionais da Prefeitura de Toyohashi. A cidade, que se localiza na província de Aichi, a sudoeste de Tóquio, tem hoje 12 mil brasileiros entre seus 380 mil habitantes.

Sato concede a entrevista enquanto assiste à primeira aula de uma escolinha de futebol para crianças brasileiras, num campo de areia vizinho a uma escola municipal cedida para a atividade. "Estamos especialmente preocupados em pensar que ajuda é possível dar aos jovens e crianças", explica Sato.

A escolinha é uma parceria da prefeitura com a Associação dos Brasileiros de Toyohashi (ABT). A consolidação de representações políticas da comunidade de brasileiros para manter diálogo com os órgãos públicos é um fenômeno que acompanha essa preocupação dos japoneses. A ABT foi criada em setembro de 2004 e já organiza eventos como cursos, palestras, jogos de futebol infantil e churrascos, além de mutirões para assistência médica, consular e jurídica. Na semana passada, foi criada também uma Associação dos Brasileiros Residentes no Japão, que pretende integrar as atividades das diferentes associações locais. "Queremos estimular o sentimento patriótico, promovendo eventos, por exemplo", diz o empresário Ricardo Minoru Koike, um dos participantes da iniciativa.

"A receptividade das prefeituras às nossas demandas é grande. Essa representação política é o que eles queriam há muito tempo", explica Alcides Tanaka, presidente da ABT. Ele conta que os brasileiros de outras cidades já estão organizando entidades semelhantes há alguns anos, mas enfrentam a falta de participação dos brasileiros. Com pesadas jornadas de trabalho durante a semana, eles têm dificuldade e, às vezes, pouco interesse de participar de reuniões para debater os problemas da comunidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)