Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cidades “estagnadas” recebem juros mais atrativos do FCO

Correio do Estado - 03 de julho de 2018 - 07:40

Classificados como estagnados na relação de rendimento, renda per capita e crescimento econômico regional, 32 municípios de Mato Grosso do Sul foram considerados prioritários pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e terão direito a utilizar o chamado Fator de Localização (FL), um dos cinco indicadores adotados pelo Ministério da Integração Nacional a partir deste ano, para receber taxas de juros reduzidas nas contratações de crédito não rural do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). A nova metodologia de cálculo sobre as taxas de juros, aplicável também a financiamentos contratados com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e Nordeste (FNE), foi definida na Lei 13.682/18, publicada no Diário Oficial da União de 20 de junho.

De acordo com a classificação do PNDR, do Ministério da Integração Nacional, os municípios de Mato Grosso do Sul foram enquadrados como prioritários ao apresentarem a classificação de média renda e alto dinamismo. Das 32 localidades selecionadas, quatro são da microrregião de Aquidauana, 16 da microrregião de Iguatemi, sete da microrregião de Bodoquena e cinco da microrregião de Nova Andradina.

Para a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), a medida é positiva, especialmente por conta das cidades selecionadas. “Ainda estamos estudando a diretriz, mas nos parece uma ação muito benéfica, pois são locais que realmente precisam de incentivos”, afirmou o diretor-geral da entidade, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo.

SIGA-NOS NO Google News