Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuvas matam seis e deixam Rio em estado de alerta

Agência Brasil - 07 de março de 2010 - 12:19

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro e parte do estado no final da tarde de ontem (6) causou a morte de pelo menos seis pessoas e deixou a cidade em estado de alerta. Os bairros mais atingidos foram os da zona sul, centro e subúrbio da cidade, onde várias ruas e avenidas ficaram alagadas e várias lojas e casas foram invadidas pela água. O trânsito ficou caótico em vários pontos da cidade durante toda a noite.

A Defesa Civil municipal informou que o Sistema de Gestão de Risco de Crises (Sigeric) já está mobilizado para atender às ocorrências que podem ser ainda mais graves hoje (7), uma vez que há previsão de mais chuvas e fortes rajadas de ventos.

O prefeito Eduardo Paes visitou o bairro do Rio Comprido, onde duas pessoas morreram soterradas por deslizamento de terra na comunidade de Torre Branca e quatro casas desabaram durante a madrugada, e pediu aos moradores de áreas de risco que deixam suas casas.

Outras duas pessoas morreram em Anchieta também em consequência de desabamento de casas e deslizamento de terras que ocorreram por toda a cidade durante as cerca de quatro horas de chuvas torrenciais. Duas crianças ficaram feridas.

Nesta manhã, os bombeiros de Niterói informaram a morte de mais duas pessoas também em consequência de desabamentos e deslizamentos de terra. As mortes, uma mulher e uma criança, ocorreram no bairro do Cubango.

Por causa do temporal, a Defesa Civil recebeu um total de 108 chamados sobre casos de desabamentos ou risco de deslizamentos de terra. Várias das principais avenidas e rodovias que levam à capital ficaram completamente alagadas e algumas tiveram o trânsito interrompido, como é o caso da Avenida Brasil, uma das principais vias de ligação das zonas norte e oeste com a zona sul, além da Avenida Niemeyer, na altura do Hotel Sheraton – onde um deslizamento de terra e um burcaco no meio da pista interrompeu o trânsito por cerca de três horas.

Informações da Defesa Civil indicam que os bairros mais atingidos foram os de Copacabana, Laranjeiras, Jardim Botânico e Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul; Caju, na zona portuária; Santa Tereza e Rio Comprido, no Centro e Jacarepaguá, na zona oeste. Na zona norte, o Rio Maracanã transbordou, alagando as algumas avenidas e ruas do bairro, a queda de uma árvore fechou a Linha 2 do metrô, que, no momento, já funciona normalmente.

Moradores de vários bairros foram afetados pela falta de energia elétrica, principalmente nas zonas norte e sul – onde os bairros do Leblon, da Lagoa e de Botafogo ficaram às escuras.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para este domingo é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas ao longo do dia. Neste momento o céu encontra-se parcialmente nublado.

SIGA-NOS NO Google News