Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuvas fortes ameaçam ocupantes de áreas de risco

Defesa Civil - 18 de março de 2005 - 14:55

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, alertou, na manhã desta sexta-feira (18/03), as defesas civis de oito Estados e do Distrito Federal para a possível ocorrência de chuvas fortes entre hoje e o próximo domingo. A precipitação pluvial esperada poderá causar alagamentos, deslizamentos de terra e o escorregamento de pedras. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas de risco - zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros.

Entre hoje e o domingo, é possível que chova forte, na forma de pancadas, no Distrito Federal; no Tocantins; no Rio de Janeiro, especialmente nas áreas serranas; em Goiás, especialmente nos leste e sul; nos centro, leste e sul do Pará; em São Paulo, nos norte, Vale do Paraíba, litoral norte, leste, inclusive a capital, e na Serra da Mantiqueira; em Minas Gerais, nos leste, oeste, sul e centro, inclusive a região de Belo Horizonte, e na Zona da Mata Mineira; no leste, centro e no norte de Mato Grosso. Hoje e na próxima madrugada, os moradores do litoral do Ceará provavelmente conviverão com intensa precipitação pluvial.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil divulga alertas meteorológicos para incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e os governos estaduais e municipais. O objetivo é evitar a perda de vidas e minimizar os danos ao patrimônio. Os órgãos de defesa civil dos Estados e do Distrito Federal podem orientar o cidadão sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos. Os avisos sobre a iminente ocorrência de fenômenos que implicam risco de desastres levam em conta informações dos Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

SIGA-NOS NO Google News