Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/12/2004 13:50

Chuvas esparsas prejudicam áreas de soja

Famasul Noticias

Algumas áreas plantadas com soja na região de Dourados estão sem chuva há duas semanas, o que começa a preocupar os produtores. Apesar de novembro ter sido um mês com bons índices pluviométricos, as últimas pancadas foram isoladas e muitas lavouras estão precisando de água para garantir a germinação ou o estágio inicial de desenvolvimento das plantas.

As chuvas mais recentes somaram 70 milímetros nos dias 26 e 27 do mês passado, segundo o serviço de agrometeorologia da Embrapa Agropecuária Oeste, mas não chegaram a ser regionalizadas. Na região do distrito da Picadinha, por exemplo, o veranico dura 15 dias. O mesmo ocorre na área na saída para Ponta Porã onde os agricultores reclamam da situação.

Em Dourados estão cultivados em torno de 165 mil hectares de soja na safra 2004/2004, de acordo com o IBGE, correspondendo a um crescimento de 10 mil hectares em comparação ao último ano. Toda a área está plantada e o clima favorável agora é essencial para as lavouras.

Durante todo o mês de novembro foi registrada na Embrapa a precipitação de 178,3 milímetros, o que favoreceu muito o plantio da soja. Mas no final do mês as chuvas começaram a cair em forma “manga” o que tem prejudicado lavouras localizadas. Nos próximos dias não há previsão de mudança significativa do clima, havendo possibilidade de chuvas fracas no sábado – em torno de 5 mm.

Vários agricultores lembram que além da falta de chuvas, tem feito forte calor nos últimos dias, com a temperatura do ar variando de 33 a 34 graus; no solo a insolação é ainda maior, o que pode prejudicar as plantas. Mas, por enquanto, não há motivos para maior preocupação porque a soja resiste bem à seca, citaram ontem técnicos do setor agrícola.


Autor:
Correio do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)