Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuvas esparsas prejudicam áreas de soja

Famasul Noticias - 02 de dezembro de 2004 - 13:50

Algumas áreas plantadas com soja na região de Dourados estão sem chuva há duas semanas, o que começa a preocupar os produtores. Apesar de novembro ter sido um mês com bons índices pluviométricos, as últimas pancadas foram isoladas e muitas lavouras estão precisando de água para garantir a germinação ou o estágio inicial de desenvolvimento das plantas.

As chuvas mais recentes somaram 70 milímetros nos dias 26 e 27 do mês passado, segundo o serviço de agrometeorologia da Embrapa Agropecuária Oeste, mas não chegaram a ser regionalizadas. Na região do distrito da Picadinha, por exemplo, o veranico dura 15 dias. O mesmo ocorre na área na saída para Ponta Porã onde os agricultores reclamam da situação.

Em Dourados estão cultivados em torno de 165 mil hectares de soja na safra 2004/2004, de acordo com o IBGE, correspondendo a um crescimento de 10 mil hectares em comparação ao último ano. Toda a área está plantada e o clima favorável agora é essencial para as lavouras.

Durante todo o mês de novembro foi registrada na Embrapa a precipitação de 178,3 milímetros, o que favoreceu muito o plantio da soja. Mas no final do mês as chuvas começaram a cair em forma “manga” o que tem prejudicado lavouras localizadas. Nos próximos dias não há previsão de mudança significativa do clima, havendo possibilidade de chuvas fracas no sábado – em torno de 5 mm.

Vários agricultores lembram que além da falta de chuvas, tem feito forte calor nos últimos dias, com a temperatura do ar variando de 33 a 34 graus; no solo a insolação é ainda maior, o que pode prejudicar as plantas. Mas, por enquanto, não há motivos para maior preocupação porque a soja resiste bem à seca, citaram ontem técnicos do setor agrícola.


Autor:
Correio do Estado

SIGA-NOS NO Google News