Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuvas e tempo quente aumentam incidência de carrapatos

Campo Grande News/ Inara Silva e João Prestes - 06 de janeiro de 2006 - 11:30

O calor e as constantes chuvas que têm atingido Campo Grande contribuíram para a proliferação de carrapatos em cachorros da cidade. Segundo veterinários, este ambiente é o ideal para a reprodução, mas neste ano, a proliferação está mais intensa e o movimento em pet shops teve aumento significativo. Só na loja Patas e Pelos, no bairro Santo Antônio, a cada 10 animais atendidos, nove têm apresentado o parasita. O atendente André Garciano disse que o movimento tem aumentado nos últimos dias, sobretudo da venda de produtos para eliminar os parasitas.
Em geral os procedimentos são banhos medicinais nos cães e dedetização do ambiente. “Se não desinfetar o local, o animal não fica livre da praga”, afirmou. As lojas oferecem desde produtos para banho como coleiras e um líquido chamado Front Line, aplicado na nuca do animal e que se espalha pelo corpo. Uma dose não custa menos de R$ 30,00 e tem duração de um mês. A loja atende média de 80 animais por semana.
A veterinária Noemi Menezes de Resende Aquino, da Pet Shop Arcy, confirmou a ocorrência da praga está mais freqüente nos últimos dias. A profissional reafirmou que o clima favorece, porém acredita que não há motivos para se espantar. Ela frisou que os proprietários devem ficar atentos, uma vez que o carrapato pode transmitir doenças aos cães e até aos seres humanos. Entre as doenças, que atingem os animais em função da picada do carrapato, estão a babese e a erlichiose, que debilitam o animal até levá-lo à morte.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses Iara Helena Domingos tem a mesma opinião de Noemi Menezes e informou que a incidência do carrapato não é atípica. Porém, ressaltou que muitas pessoas demoram para tratar o animal e fazer o combate do parasita.
A médica recomendou que o combate seja feito em dois mecanismos: a limpeza do ambiente e do animal. No primeiro caso, ela recomenda desinfecção com carrapaticida no quintal e casinha do cão. Já no cachorro, a orientação é o uso de medicamento e a higiene dos pelos. Iara esclareceu que o carrapato canino é diferente do carrapato-estrela, aquele que ficou famoso por ser causador da febre maculosa. “O carrapato-estrela não dá em cães”, informou a médica, ao esclarecer que pode vir a parasitar o animal, mas que é caso raro.

SIGA-NOS NO Google News