Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuva volta a alagar casas em Campo Grande

Nadyenka Castro e Aline Queiroz/Campo Grande News - 11 de novembro de 2007 - 12:46

Abigail foi retirada de barco de casa Daniel Pereira
Abigail foi retirada de barco de casa Daniel Pereira

A chuva que começou a cair na madrugada deste domingo (11 de novembro) em Campo Grande obrigou 15 famílias da Vila Popular, bairro na saída para Aquidauana, a saírem de casa. As residências ficaram alagadas. A Prefeitura presta assistência.

As casas começaram a ser inundadas ainda de madrugada, quando chovia forte desde cerca de 2h. “Eram 2h40 quando a água começou a subir e levamos algumas coisas para casa da minha filha”, disse o aposentado Leopoldino Colman, 77 anos.

Esta é a segunda vez que ele perde móveis e alimentos por conta do excesso de chuvas. “Sei que é coisa da natureza, mas ninguém recupera o que foi perdido. Da outra vez perdi minha geladeira. Comprei outra que ainda estou pagando e que molhou hoje”. Na casa dele, a água quase ficou sobre as camas.

A auxiliar de produção Selma Ferreira dos Santos, 36 anos, também perdeu móveis e alimentos. “Fiz compra semana passada. Tinha muita coisa”. Ela conta que a água ficou “no meio da canela”. “Fechei a casa e saí”.

Quem não quis sair de casa foi a aposentada Abigail Soares Castro, 74 anos. Ela não acreditou que a residência fosse ser inundada e depois que a água subiu teve que ser retirada de barco.

A situação destes moradores é a mesma que já viveram 800 famílias que moravam na região e foram removidas. Através do projeto Imbirussu-Serradinho, elas ganharam residências novas. Na região passa o córrego que dá nome ao projeto. As 15 famílias que tiveram as casas alagadas hoje foram as que não quiseram deixar as casas anteriormente, de acordo com a secretária de Assistência Social, Ilza Matheus.

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, o Ministério das Cidades deve liberar mais recursos para conclusão do Imbirussu-Serradinho ainda esse mês.

A secretária de Assistência Social disse que as famílias estão recebendo lanches e caso a água não baixe, serão levadas para a Escola Municipal Frederico Soares, que já serviu de abrigo outras vezes. Muitas se recusam a ir para a escola e se concentram nas ruas que não foram alagadas.

Além de alagar casas, a chuva derrubou árvores e encheu córregos em Campo Grane, repetindo problemas de temporais anteriores. Na cidade, a prefeitura mantém obras em 17 frentes, como ao longo do leito de córregos e na Rua Ceará, para tentar acabar com problemas de drenagem que facilitam alagamentos.


SIGA-NOS NO Google News