Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuva torrencial no Pantanal deve provocar cheia recorde

Infotempo - 18 de janeiro de 2007 - 14:12

As chuvas torrenciais que vêm marcando este início de verão entre os estados do MS e do MT devem provocar uma cheia recorde nos principais rios que percorrem o Pantanal -diversos deles já estão mais de um metro acima do normal nesta época do ano.

As autoridades da região informaram que o pico de cheia normalmente ocorre durante a metade do ano, entretanto, muitos rios vêm apresentando um aumento rápido e gradual nas últimas semanas, principalmente entre o sudoeste do MT e o noroeste do MS.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o nível do rio Paraguai já atinge 4.20 metros na região de Cáceres (MT), enquanto que no munícipio de Corumbá (MS), as águas chegam a 2.54 metros, dois terços acima do valor normal para esta época (ou cerca de um metro).

Já a medição oficial do nível do rio Paraguai, que é realizada há décadas na régua da cidade de Ládario (MS), ainda mantém seu recorde durante a cheia de maio de 1997, quando foram acumulados 5.69 metros.
Durante a cheia de 2006, o nível máximo chegou a 5.40 metros.

As cheias do Pantanal geralmente são comemoradas pelos moradores locais, já que o fenômeno estimula a navegação, o aumento dos cardumes de diversas espécies e o turismo. Por outro, as inundações prejudicam os agricultores e pecuaristas da região.

SIGA-NOS NO Google News