Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuva impede resgate de garimpeiros mortos

Juliana Cézar Nunes / ABr - 18 de abril de 2004 - 18:20

O delegado da Polícia Federal, Mauro Spósito, informou há pouco que o resgate dos garimpeiros mortos na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, será dividido em duas etapas. Um delas começa na tarde desta segunda-feira e, a outra, na manhã desta terça-feira.

“O local é de difícil acesso, mata muito densa. Infelizmente, a chuva deste domingo atrapalhou ainda mais o resgate. Mas estamos com tudo preparado”, disse Spósito, em entrevista à Agência Brasil. “Trinta agentes da Polícia Federal e quinze técnicos da Funai estão na área há três dias, cuidando dos corpos e abrindo uma clareira de 1 hectare para o helicóptero que levará os corpos ao IML descer.”

De acordo com o delegado – que coordena a operação de buscas na reserva há dez dias – ainda não é possível saber exatamente quantos corpos foram encontrados. Até o momento, a PF calcula em 26 o número de mortos. Todos eles em avançado estado de decomposição pelo tempo e pela ação de animais.

As vítimas teriam sido baleadas durante confronto, na semana santa, com índios da etnia Cinta-Larga. Há uma semana, a PF encontrou três corpos em uma área da reserva conhecida como Grota do Sossego. Em 1999, foi descoberta uma mina de diamante na região. Desde então, os conflitos entre índios e garimpeiros em busca do mineral se tornaram freqüentes.

SIGA-NOS NO Google News