Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuva deixa rastro de destruição em porto de Corumbá

Rosana Nunes/Corumbaonline - 28 de novembro de 2006 - 09:25

Uma forte chuva, na noite desta segunda-feira, deixou rastro de destruição no Porto Geral de Corumbá. Segundo o serviço de meteorologia do Destacamento de Proteção ao Vôo da FAB, foram 40 minutos de temporal, com registro de 46,8 milímetros de chuva. Foi o suficiente para provocar um deslizamento de terra e entulho de construções na ladeira Cunha e Cruz esquina com a rua Manoel Cavassa, na orla portuária. A enxurrada desceu pela rua Antônio João, no chamado “Buracão”, seguiu pela ladeira, derrubando a parede de um antigo imóvel até a prainha do Porto.

A família de Oscar Ramires, 23 anos, teve de sair às pressas da casa onde vive. Moradores há 20 anos no local, ele, os irmãos e a mãe, trabalham para uma empresa de turismo e cuidam do antigo prédio, onde ficam guardados barcos de alumínio. “Toda chuva é um sacrifício. Mas o volume de água que desceu por aqui ontem, eu nunca vi. Começou a chuva, saímos de casa e questão de 15 minutos, veio tudo abaixo. Pelo menos três barcos da empresa foram soterrados. Nós também perdemos algumas coisas. Não teve como fazer nada”, contou ao Corumbá On Line o auxiliar de cozinha, ao lembrar que o problema se arrasta desde a década de 1990.

Esta manhã, o coordenador da Defesa Civil do município, capitão bombeiro Fábio Catarinelli e uma equipe da Secretaria de Infra-Estrutura e Habitação estiveram no local, avaliando os estragos. “Estamos verificando se há risco de novos deslizamentos para orientar os moradores e tomar as medidas necessárias”, disse o capitão. Segundo ele, a Defesa Civil está em alerta desde outubro e tem um plano de contingência, que reúne vários órgãos, para atuar em diversas situações. O coordenador ainda ressaltou que a Prefeitura busca recursos internacionais da ordem de US$ 12 milhões para construir novas moradias para 276 famílias que vivem em áreas de risco e realizar obras de intervenção nas encostas. “O projeto está bem adiantado e é feito em parceria com o Governo do Estado. O custo das obras é muito alto”, frisou.

Segundo engenheiros da Seinfra, vão ser necessários pelo menos dois dias de trabalho para retirar todo o entulho da orla. Serão utilizados pelo menos duas máquinas e três caminhões.

Delegacia

A Delegacia de Polícia Civil de Corumbá também foi inundada pela água da forte chuva. É a terceira vez em pouco mais de três anos, desde a queda de um muro, nos fundos do prédio. Com a força da água, a galeria existente no local, não suportou a vazão e transbordou. A enxurrada invadiu o prédio do 1º Distrito Policial e os agentes e delegado plantonistas tiveram de agir rápido para evitar que documentos, computadores e outros materiais fossem destruídos.

A equipe passou a madrugada escoando a água. Até mesmo o registro de boletins de ocorrências teve de ser suspenso, porque toda a fiação, que é subterrânea, ficou inundada. A situação só foi resolvida no começo da manhã desta terça-feira e o atendimento foi retomado.

A Secretaria de Segurança Pública já foi informada, várias vezes, do problema, mas até agora, não tomou nenhuma medida. "É uma situação difícil, porque a cada chuva temos que torcer para que não ocorra nova inundação. O temporal de ontem chegou a nos assustar, tamanha a força da água. Ainda bem que conseguimos evitar que documentos se perdessem", comentou ao Corumbá On Line o delegado titular do 1º Distrito Policial, Valmir Messias de Moura Fé.


SIGA-NOS NO Google News