Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/02/2007 13:39

Chuva atrasa colheita em lavouras de MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Acima da média histórica, a chuva está atrasando a colheita de soja em Mato Grosso do Sul. Somente cerca de 6% da produção prevista, de 4,6 milhões de toneladas, foram colhidos até o momento, conforme informações da Granos Corretora de Grãos. O presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul), Carmélio Romano Ross, afirma que agora a chuva deu trégua e a tendência é que a colheita se acelere. “O que esperamos é que os preços que estão em um bom nível sejam mantidos”, diz. Segundo ele, oscilam de R$ 27,50 chegando a R$ 29,00 por saca de 60 quilos.

Carmélio explica que com as chuvas contínuas a partir de dezembro o ciclo da soja nas lavouras de Mato Grosso do Sul se alongou. O corretor da Granos, Diego Fontoura Dávila, explica que as pancadas de chuva ocorrem praticamente todos os dias, “mas nos períodos de sol (geralmente pela manhã até o meio datarde) os agricultores aproveitam para colher, mesmo com alto índice de umidadenos grãos, desde que o solo permita o acesso das máquinas”.

Os registros acumulados na semana passada são de128mm (litros de chuva por metro quadrado) em Chapadão do Sul, 61mm em Baús, 60mm em Sonora, 155mm em São Gabriel doOeste, 103mm Campo Grande,83mm em Sidrolândia,232mm em Maracajú, 80mm em Rio Brilhante, 50mm em Dourados, 100mm em Amambai e132mm em Ponta Porã. Dávalos afirma que por enquanto só foi registrado caso de aprodrecimento de grão em Chapadão do Céu (GO).

Até sexta-feira, da soja plantada em Mato Grosso do Sul 95% estavam em estágio de floração, 84% enchimento de grãos, 26% maturação. Quanto às condições do grão 57% estavam em excelentes, 33% boas e 9% em condições regulares. Uma situação mais confortável que na safra passada, quando 47% estavam em condições excelentes, 37% boas, 12% regular, 2% ruins, 1% muito ruins. As chuvas também favorecem a ocorrência de ferrugem da soja. São 613 ocorrências em lavouras de Mato Grosso do Sul, número que fica atrás apenas do registrado no Paraná. Quanto ao milho, 33% da área plantada já estão colhidos. Do total 60% são considerados excelentes, 27% bons, 12% regulares e 1% ruim.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)