Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/04/2011 11:15

Chocolate: bom para a saúde do coração

BBel Um Estilo de Vida/Anna Christina Castilho

Comer um chocolate, para quem gosta, significa ficar instantes em estado de graça a qualquer dia e a qualquer hora. Mas, especialmente na Páscoa o apelo ao chocolate aumenta junto com a vontade de consumi-lo!

Quando saboreamos o chocolate, inclusive o chocolate amargo, uma substância antioxidante presente na semente do cacau conhecida como flavonóide, entra em ação ajudando a reduzir a formação de placas de gordura e diminuindo a oxidação do colesterol ruim beneficiando o funcionamento do coração. Em outras palavras: o chocolate ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco.

A informação é comprovada cientificamente pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos que afirma: o chocolate diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos capilares. \"Embora sejam comprovados benefícios do chocolate para as doenças cardiovasculares, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado, uma vez que o chocolate contém gordura saturada e açúcar que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde\", afirma o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração Daniel Magnoni.


O chocolate

O processo de fabricação do chocolate depende de três componentes: o licor de chocolate ou massa de cacau, a manteiga de cacau (óleo de theobroma), o açúcar e o leite. A gordura da manteiga de cacau, o leite e o açúcar são os principais ingredientes que agregam gordura e calorias ao chocolate.

Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o percentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA). Porém é necessário avaliar o rótulo do produto. Em uma porção de 25g com até, aproximadamente, 120 calorias, 4,5 g saturada, ausentes em colesterol e açúcar, é uma boa opção.

Que o chocolate é um alimento naturalmente calórico todo mundo sabe, mas, e se considerarmos o acréscimo de alguns ingredientes extras como, castanhas, avelã, amendoim e recheios variados que acrescentam energia ao produto? A nutricionista do Hospital do Coração, Camila Ragne Torreglosa afirma que: \"o consumo de chocolate irá depender do valor calórico total da dieta, um consumo moderado de chocolate é de 30 gramas (1 barra pequena) de chocolate amargo (70-80% de cacau) por dia\".


A energia do Chocolate

O chocolate e o cacau em pó são muito ricos em vitaminas, minerais como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. O que muda nos chocolates que compramos, são as quantidades dessas vitaminas e minerais, uma vez que a adição dos outros ingredientes, como a adição extra de manteiga de cacau, altera esses valores originais. Por isso é importante estar atento a quantidade de chocolate você consome.


Qual o melhor chocolate para a saúde?

Segundo a nutricionista do HCor, o melhor chocolate para consumir é o amargo, pois possui menores quantidades de gordura e açúcar, e quantidades significantes de antioxidantes. Isso devido a massa de cacau que fornece os antioxidantes e é utilizada na fabricação do chocolate. O chocolate amargo puro com 70-80% de cacau é o mais indicado!

Para quem tem uma dieta com restrições ao consumo de açúcar como os diabéticos, o chocolate diet é indicado. Já para quem quer emagrecer a dica é o amargo, ½ amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e conseqüentemente menos caloria.


Dicas para curtir a Páscoa sem exageros com a família.

A nutricionista Camila Torreglosa sugere que a família contenha os abusos. Para um almoço de Páscoa equilibrado a nutricionista sugere uma salada farta, peixe grelhado ou assado e arroz colorido com legumes para que dessa forma a sobremesa seja o ovo de Páscoa, sem aquela sensação de \"comi demais\".

Para os pais das crianças que ganham muitos ovos de Páscoa uma dica: \"os pais podem combinar com os avôs e tios a quantidade de ovos a serem \"presenteados\", pois a criança quando recebe muitos ovos acaba consumindo chocolate em exagero\".

Ao contrário do que pode parecer o chocolate não causa dependência!! Na verdade, estudos comprovam que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de bem estar que sentem ao comê-lo.

Contudo, estamos na era do consumo consciente, sempre pense antes de comprar! O consumo excessivo de chocolates prejudica a redução e o controle do peso. Um ovo de Páscoa, por exemplo, pode conter até 2.500 calorias! Cuide de sua saúde!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)