Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chineses querem duto para lever álcool de MS a Paranaguá

Humberto Marques - Campo Grande News - 29 de agosto de 2007 - 16:09

Representantes de grupos empresariais da China e do Brasil se reuniram na manhã desta quarta-feira (29 de agosto) com o governador André Puccinelli (PMDB) e a secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa, para apresentar o interesse da Sinopec (Companhia Nacional Petroquímica da China) e da Brasil Export Holding em construírem um duto para levar o álcool produzido no Estado até o porto de Paranaguá/PR.

Antônio Carlos Gorski, que representa a Sinopec no País, e Bernd Eichert, da Brasil Export, pretendem realizar um estudo conjunto com Mato Grosso do Sul e o Paraná, para iniciar a modulagem do duto. O início da construção seria em um prazo de até dois anos. “O que nós queremos é tratar do assunto com a Petrobras com o projeto já modulado, porque assim fica mais fácil”, disse Eichert, em entrevista à assessoria do governo estadual. O interesse na construção do duto teria partido da Sinopec, que é a estatal chinesa do setor de combustíveis.

A visita dos empresários vai ao encontro do interesse de empresários do setor sucroalcooleiro de investir em Mato Grosso do Sul. Em 2009, mais 12 indústrias devem se implantar no Estado. Atualmente, são 11 unidades, e outras 28 estão em fase de implantação e 31 em negociação e estudo. A expectativa é de que 35 dos 78 municípios do Estado terão pelo menos uma unidade de produção nos próximos anos. Os reflexos desse aumento já serão sentidos na próxima safra, quando a capacidade de moagem em Mato Grosso do Sul passará de 11 milhões de toneladas (safra 2006/2007) para 15 milhões de toneladas (2007/2008).

SIGA-NOS NO Google News