Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/08/2008 21:36

Chineses e estrangeiros deslumbrados com a abertura

Mylena Fiori/EBC/ABr

Pelas ruas de Pequim, não se falava de outra coisa neste sábado. Todos comentavam o megaespetáculo que foi a abertura dos Jogos Olímpicos, na noite de ontem (8). Maravilhoso, espetacular, inovador, belíssimo são alguns dos adjetivos usados por chineses e estrangeiros que assistiram à cerimônia pela TV, pessoalmente ou mesmo em cena.

A brasileira Flávia Cavalcanti estava entre os privilegiados que conseguiram convite para a cerimônia. Ela está em Pequim visitando a filha e o genro, correspondentes internacionais. “Achei belíssimo, foi impressionante. Sem pirotecnia, sem exagero, tudo tinha uma história”, comenta.

Mao, de 23 anos, assistiu pela TV e ficou orgulhosa de seu país. “O que mais gostei foram as pegadas de fogos e os tambores, no começo da cerimônia”, diz. Han, de 21 anos, acha que a festa de Pequim foi a melhor de todas que já assistiu até hoje. “O mais emocionante foi quando a tocha foi acesa”, opina. Yuan, de 22 anos, assistiu a tudo por um telão, em um bar, e achou tudo muito, muito bom. Li, de 22 anos, lembra que as Olimpíadas eram um sonho de 100 anos e que todos os chineses estavam esperando por esse momento. “Essa é uma chance de mostrarmos ao mundo como a China está se desenvolvendo”, acredita.

Ela está certa. Até mesmo o prefeito de Barcelona – cidade que sediou os Jogos Olímpicos de 1992 –, Jordi Hereu, ficou maravilhado com a festa de abertura preparada pelos chineses. “Os atos de abertura foram muito importantes, muito inovadores, muito bonitos. Combinaram tradição, cultura chinesa com modernidade, com uma grande sensibilidade artística. Me recordei de 16 anos atrás, quando estávamos muito orgulhosos da cerimônia de abertura dos Jogos de Barcelona”, diz.

Lü Shaoting, 22 anos, viu e sentiu tudo sob outro ângulo. Ela foi uma das estrelas da festa. Dançou por duas horas, inclusive durante a entrada dos atletas dos 205 países eu participam dos Jogos de Pequim. E se emocionou ao ver, de pertinho, ídolos como Ronaldinho. “Na delegação brasileira tinha muitos famosos do esporte, principalmente no futebol, e todo muito tem muita paixão por isso”, diz.

Estudante de comércio exterior, de 22 anos, ela foi selecionada com outras 399 pessoas entre 2008 estudantes pré-selecionados. Shating conta que o premiado diretor de cinema Zhang Yimou, responsável pela cerimônia de abertura, achou que jovens estudantes seriam mais adequados do que atores profissionais para transmitir o espírito olímpico, e partiu para a seleção em escolas e universidades. Uma vez escolhida, treinou cerca de 12 horas por dia, quatro a cinco vezes por semana, desde março.

Assinamos um contrato que exigia que mantivéssemos segredo total sobre a cerimônia, não podia contar nada nem para a família”, conta. Valeu a pena o sacrifício. “Eu estava muito ansiosa, foi muito difícil passar por todo o processo e chegar até ali, mas quando vi o resultado fiquei muito orgulhosa”, diz. E, a nosso pedido, mostra um pedacinho da coreografia agora já conhecida no mundo todo.

enviado por Emerson Luis

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)