Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

China reabre mercado para frango a MS e mais 7 estados

Fernanda França - Campo Grande News - 04 de dezembro de 2008 - 13:27

As exportações de carne de frango in natura do Brasil para a China serão retomadas imediatamente, graças a um acordo fechado ontem. As vendas foram suspensas em meados de 2007, poucos meses após a abertura do mercado chinês ao produto brasileiro, devido a dúvidas sobre questões sanitárias.

Mato Grosso do Sul está entre os oito estados que farão negócios com a China. Os 24 abatedouros estão localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, divulgou nota para comemorar a decisão e lembrou da capacidade de consumo do mercado chinês.

A Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango) informou que as vendas indiretas de frango para a China somam aproximadamente 350 mil toneladas por ano.

Nesta semana, a associação revisou a projeção para as exportações de frango no ano que vem por causa do cenário internacional. As previsões estão mantidas, apesar da decisão do governo da China.

É estimado crescimento de 5% nas vendas externas, ante os 15% esperados anteriormente. Além da China, os exportadores de frango querem intensificar as negociações de venda para Indonésia, Malásia, México e Nigéria.

A Sadia, uma das maiores exportadoras de frango in natura do País, disse estar otimista com a notícia. Desde 2006, as vendas para a China ocorriam em pequeno volume, pois apenas dois abatedouros da empresa tinham autorização dos chineses para a comercialização.

A China é o principal destino dos produtos agrícolas brasileiros. No acumulado do ano até outubro, a China absorveu 12% da receita total de US$ 61,9 bilhões obtida com os embarques de produtos agrícolas do País. Com informações do Estadão.

SIGA-NOS NO Google News