Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

China pode reabrir mercado para carne brasileira

17 de setembro de 2007 - 09:03

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério de Quarentena da China (AQSIQ) encontram-se, na próxima segunda-feira (17/9), para tratar das exportações de carnes suína, bovina e de aves para a China. O mercado chinês de bovinos está fechado para o Brasil desde os focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná em 2005.

Essa é a primeira reunião da Subcomissão de Inspeção e Quarentena da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível (Cosban), criada em março do ano passado. A subcomissão é um mecanismo de consulta mútua e um fórum de decisões das áreas de defesa animal dos dois países que deve contribuir para dar mais previsibilidade ao comércio e tornar o diálogo mais fluido.

A reunião contará com o secretário executivo do Mapa, Silas Brasileiro, técnicos das secretarias de Relações Internacionais do Agronegócio e de Defesa Agropecuária, e com o vice-ministro do AQSIQ, além de outros representantes do governo chinês.

No encontro, também serão discutidos o comércio bilateral de frutas e a certificação sanitária para exportação de couro wet blue para a China. Além disso, será assinado o Estatuto da Subcomissão de Quarentena da Comissão de Alto Nível.

SIGA-NOS NO Google News