Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/05/2004 09:40

China pode consolidar integração física da América do Su

Edla Lula/ABr

A integração física da América do Sul, uma das metas da política externa do governo, pode se consolidar. Grande comprador da soja brasileira, com US$ 1,3 bilhão em importação por ano, o país vai investir na recuperação da
malha ferroviária, principalmente nos trechos em que há escoamento do produto.

O memorando de entendimentos a ser assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China prevê a construção de estradas de ferro em um trecho que chega até Antofagasta, no Chile. É interesse do governo chinês que haja um canal de exportação dos produtos brasileiros, especialmente a soja, pelo Pacífico. Com o investimento, a China diminuiria os custos da importação.

Para o Brasil, o acordo abriria caminho para uma recuperação da infra-estrutura e da comunicação de toda a região. A idéia é que os produtos brasileiros pudessem cruzar os Andes e chegar um porto do Pacífico.

“Todos nós estamos mais convencidos de que a palavra integração pressupõe a integração física e todos nós estamos buscando mecanismos para arrumar os recursos necessários para
efetivar essa integração", disse o presidente Lula, ao comentar que a viagem à China tem forte relação com os interesses brasileiros de concretizar o projeto de integração da região. “Sem os investimentos, essa integração será muito mais retórica. Queremos fazer uma integração concreta e objetiva“.

Elaborado em parceria com o ministério brasileiro do Planejamento, o projeto prevê a possibilidade de contrapartida brasileira por meio de permuta, com o fornecimento de soja e outros produtos do setor de alimentos. “Esta é uma proposta muito importante para o Brasil. Atende a uma necessidade brasileira de corrigirmos um atraso forte nas nossas vias de comunicação, nos nossos portos, nas nossas estradas de ferro”, diz o embaixador do Brasil na China, Afonso Celso Ouro Preto. Ele comenta, porém, que é um processo de médio prazo, cujo primeiro passo está sendo dado agora. “Não vamos imaginar que os resultados brotem do dia para a noite”, diz.

O presidente Lula apresentará também ao colega Hu Jintao as vantagens da China investir em toda a região. ”A melhora da relação Brasil e China significa a melhora da relação China e
Mercosul, porque o Brasil é uma porta de entrada. Temos todo interesse de incentivar que outros países do Mercosul e da América Latina ampliem as suas relações com a China”, diz Lula. “Queremos fazer do Mercosul um bloco econômico sólido e forte e por isso trabalhamos para fortalecer a economia dos outros paises”, reforça.

A saída para o Pacífico é um sonho antigo do Brasil e ganhou força no momento em que o país intensifica as relações comerciais com o Oriente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)