Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

China pode ajudar Brasil em novos usos do bambu

Valtemir Rodrigues/ABr - 16 de abril de 2005 - 12:23

Uma parceria os governos brasileiro e chinês pode ajudar o Brasil a desenvolver novas utilidades para o bambu. O acordo entre os dois países foi reafirmado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em encontro com o presidente da Academia Chinesa de Florestas, Jiang Zehui. Pelo acordo, os chineses ajudam a desenvolver pesquisas sobre novos usos para as espécies nativas brasileiras. Com isso, muitas peças hoje feitas em madeira poderão ser substituídas pelas de bambu.

Em janeiro de 2003, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) firmou carta de intenções com a Academia Chinesa de Florestas com o objetivo de criar e implementar o Programa Brasileiro de Bambu.

Segundo o diretor o Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo, ainda não existe no Brasil uma cultura de utilização do bambu, assim como há no artesanato, embora seja um material barato e fácil de manusear. "A gente não tem a cultura da utilização do bambu. A gente pensa no bambu e lembra, talvez, da vareta pra fazer a pipa, ou coisa parecida", afirmou Azevedo em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.

Tasso Azevedo disse que o bambu já é utilizado na produção de celulose, na indústria de papel, mas pode ser usado de outras formas para produção de artefatos. "O que é interessante é que o bmabu é muito barato para plantar, colher e manusear". O manuseio é muito simples e pode proporcionar um processo de inclusão social muito forte, como se faz com o biodiesel, por exemplo, destacou Azevedo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o setor florestal está em segundo lugar no ranking das exportações do agronegócio brasileiro, com cerca de US$ 6 bilhões em 2004. Segundo o IBGE, os cinco milhões de hectares de florestas plantadas equivalem a somente 3,2% de toda a área agricultável em todo país.

Um relatório das Nações Unidas, divulgado em março de 2004, diz que metade das 1,2 mil espécies de bambu do planeta, incluindo um tipo brasileiro, corre risco de extinção. O Brasil é o país com maior número de tipos de bambu da América Latina, com mais de 130 espécies. De acordo com as Nações Unidas, a principal ameaça ao bambu é o desmatamento.

SIGA-NOS NO Google News