Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/08/2012 15:55

Chile reconhece Mato Grosso do Sul como livre de Newcastle

Mapa

Brasília (07/08/2012) - O estado de Mato Grosso do Sul conquistou o reconhecimento de livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça-feira, dia 7 de agosto. Com o reconhecimento, o estado poderá exportar aves para aquele país.

Durante os dois dias, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário da SDA, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.

“Foram reuniões positivas, com temas de interesse de ambos os governos. Conseguimos encaminhar para soluções várias questões, como o reconhecimento do Mato Grosso do Sul de livre da doença de Newcastle e isso foi positivo. Em outros casos, estabeleceu-se um cronograma para avançarmos nos temas”, salientou Colsera.

Questões relativas ao andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos também esteviram na pauta de discussão, assim como as negociações de novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno. As análises de risco de pragas, por exemplo, são essenciais no processo para estabelecer requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.

Saiba mais sobre a doença:
A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afecta aves, domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidémico e por levar a grandes perdas economicas. A doença é endemica em vários países.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)