Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cheques devolvidos têm o pior resultado desde 2006

Portal Segs - 28 de novembro de 2015 - 14:10

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,15% no acumulado de janeiro a outubro de 2015, registrando o pior resultado para o período desde 2006, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC.

No acumulado de 2015, considerando apenas os cheques devolvidos, houve recuo de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados diminuíram 10,8%.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, a Boa Vista SCPC observa que a devolução foi 6,7% menor para as pessoas físicas e 1,2% maior para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

O percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados recuou em outubro de 2015, ficando em 2,15% ante o resultado de 2,17% de setembro de 2015. Em contrapartida, o indicador foi maior na comparação com outubro do ano anterior, quando havia registrado 1,93%.

Os cheques devolvidos aumentaram 1,0% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados cresceram em 1,5%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Sobre a Boa Vista SCPC:

A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.

www.boavistascpc.com.br

SIGA-NOS NO Google News