Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cheia isola propriedades e mais de 20 mil bovinos são retirados às pressas

Midiamax - 16 de fevereiro de 2016 - 06:10

A grande quantidade de chuvas que atinge o Pantanal sul-mato-grossense fez transbordar os rios Taquari, Aquidauana e Miranda em Corumbá e Aquidauana. Muitos criadores foram obrigados a retirarem seus bovinos às pressas dos campos alagados, principalmente, nas regiões de Nhecolândia, Abobral e Rio Negro.

Do final de janeiro até agora, mais de 20 mil bovinos foram transportados para áreas altas de Miranda e Aquidauana dos conglomerados Cristo (ex-José Carlos Bumlai) e São Bento, dos grupos BTG e Ermírio de Morais.

O acesso está difícil na região, uma vez que as estradas estão alagadas. A Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos) interditou a Estrada Parque, um dos principais meios de acesso as propriedades.

Alerta divulgado em 18 de janeiro pelo Embrapa Pantanal informava sobre a ‘Cheia Pluvial’ na região. “Tivemos chuvas acima da média em todo o Estado durante janeiro, como prevê vários institutos. Os rios receberam bastante água na 1ª quinzena de janeiro. O Rio Aquidauana, por exemplo, chegou a mais de 9m, quase perto da cheia histórica que aconteceu em 2011, de 10,7 metros”, disse o pesquisador da Embrapa Pantanal Carlos Padovani.

SIGA-NOS NO Google News