Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/04/2010 18:20

Chega ao Brasil equipe da Operação Antártica

Cristiane Ribeiro, Agência Brasil

Rio de Janeiro - Depois de cinco meses em missão na Antártica, chegaram hoje (17) ao Rio de Janeiro os navios de Apoio Oceanográfico Ary Rongel e Polar Almirante Maximiniano.



A vigésima oitava edição da Operação Antártica (Operantar) levou 52 pesquisadores e 159 tripulantes militares à Estação Comandante Ferraz, para dar sequência ao Programa Antártico Brasileiro, que desenvolve pesquisas científicas em diversas áreas.



O projeto de estudo sobre o processo de recuo das geleiras chamou a atenção do comandante do navio polar Almirante Maximiniano, o capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Ricardo Segovia.



De volta ao continente antártico depois de 16 anos, ele se disse surpreso com a quantidade de gelo que encontrou na região. Segundo ele, vários pesquisadores de outros países que trabalham ali relataram que os campos de gelo estavam bem maiores se comparados ao mesmo período de outros anos.


“Um pesquisador alemão me disse que nos 40 anos que ele faz pesquisas no continente, nunca havia visto tanto gelo como agora. Ele me explicou que o gráfico que mede o comportamento das geleiras tem picos para cima e para baixo e que na média há, sim, um aquecimento global, mas ano teve um dos verões mais frios dos últimos 40 anos”.


As outras áreas de pesquisas brasileiras são topografia; impactos das mudanças globais sobre a vegetação e as aves da região; mudanças causadas pela ação do homem no meio ambiente marinho antártico; gestão ambiental, educação e difusão da ciência; modelagem e dinâmica de massas de água nas regiões polares; solo marinho; e análise de dados oceanográficos e de microorganismos do continente

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)