Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chega a 20 mil o número de inscritos no concurso da PM

24horasnews - 23 de maio de 2008 - 21:29

Um total de 20.993 mil pessoas já se inscreveram para o concurso a soldado da Polícia Militar em Mato Grosso. São oferecidas 1.030 vagas para os Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças (Água Boa e Vila Rica), Cáceres, Tangará da Serra e Juína.

A maior concorrência, até o momento, foi registrada nas áreas dos Comandos de Cuiabá e Várzea Grande com 84,15 candidatos disputando cada uma das 150 vagas ofertadas para a região. Um dos inscritos é Paulo Ferreira, 22, anos. Morador de Várzea Grande, casou-se há menos de um ano, e vê no concurso a soldado da Polícia Militar a realização de sonhos. “Quem não quer ser funcionário efetivo e ainda atuar cuidando da segurança, ser um policial? Eu sim”.

Em Juína, até o momento vem sendo registrado o menor número de candidatos; 3,15 por vaga, na região de Sinop são 6,60 na disputa até agora. Em Rondonópolis, 17,7 e na região de Cáceres 16,28. Em Tangará da Serra (Médio Norte do Estado) existe um percentual de 7,7 pessoas disputando cada uma das 150 vagas ofertadas.

Em 2008, o Governo do Estado mudou a metodologia implantada para realização do concurso passando às inscrições regionais. Ou seja, o cidadão que mora em Pontes e Lacerda poderá se candidatar para prestar serviços no Comando Regional VIn (Cáceres) que coordena a segurança dos municípios da região Oeste do Estado.

A idéia, de acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, é fazer com que cada um dos novos militares atue na área onde conhece seguindo o exemplo da descentralização dos serviços de combate aos crimes ambientais. Cada um dos Batalhões, dos Núcleos e das Companhias de Policiamento da Polícia Militar possuem em seus quadros servidores que conhecem suas respectivas áreas o que garante agilidade no trabalho preventivo, repressivo e ostensivo.

CONCURSO - Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos e concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de junho. O concurso será realizado em seis fases. A primeira, de caráter classificatório e eliminatório consiste em provas objetivas. As fases de exame médico e oftalmológico, avaliação física, avaliação psicológica e investigação social e funcional são de caráter meramente eliminatório. A sexta fase do concurso consiste no curso de formação de soldados que tem caráter eliminatório e classificatório.

A execução do concurso será atribuição da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e será dividido em seis fases (1ª prova objetiva, 2º exames médicos e odontológicos, 3º teste de aptidão física, 4ª avaliação psicológica, 5º investigação funcional e social, e a 6ª curso de formação de soldados). A prova objetiva foi marcada para o dia 20 de julho. A segunda fase (exames médicos) a partir de 4 de agosto, a 3ª fase (aptidão físca) para 21 de agosto. A 4ª fase (avaliação psicológica) em 11 de setembro. A 5ª fase (investigação social) terá início em 29 de setembro. O resultado dos aprovados será publicado em 26 de setembro de 2008. Os aprovados deverão efetuar a matrícula de 29 de setembro a 8 de outubro.

Para a primeira chamada serão convocados 50% dos candidatos aptos/classificados em todas as fases do concurso, sendo a outra metade convocada na segunda chamada. O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

VAGAS - São oferecidas 1.030 vagas, sendo 927 para homens e 103 para mulheres, na faixa etária de 18 a 25 anos. São ofertadas vagas para os Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Água Boa (Vila Rica), Cáceres, Tangará da Serra e Juína.

Esse já é o segundo concurso público destinado à ampliação do efetivo da Polícia Militar. Em fevereiro, foram abertas 26 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). O Governo do Estado também realizou concurso público para contratação de 800 policiais em 2002 e outros mil, no ano de 2003.

Mais informações no site da Polícia Militar.

SIGA-NOS NO Google News