Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chefe do Dsei é reconduzido ao cargo no MT

Funasa - 29 de outubro de 2007 - 15:48

Com relação às informações sobre a exoneração do chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Jamir Alves Ferreira, anunciada na semana passada, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informa que:



Depois de uma negociação entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e as principais lideranças integrantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) da região, o servidor da Funasa, Jamir Alves Ferreira, foi reconduzido ao cargo de Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Xingu. A portaria com a decisão da Presidência da Funasa foi assinada nesta segunda-feira.

A crise teve início quando, na quinta-feira passada (25/10), os índios das tribos do Xingu - com quem Jamir mantém ótimo relacionamento -, detiveram oito funcionários da Funasa. O líder indígena Marcelo Camaiurá, explicou que a intenção era fazer os funcionários participarem de uma assembléia, onde estava sendo discutida a exoneração de Jamir. No encontro, foi redigida uma carta aberta, assinadas pelas principais lideranças xinguanas integrantes do Condisi, onde os líderes destacam:

"Ficamos tristes ao receber a notícia desta exoneração, porque o Sr. Jamir sempre se mostrou sensível às demandas de nossas comunidades. O Sr. Jamir, além de experiente no trabalho, já conhece nossa realidade há muitos anos, tendo trabalhado aqui muito tempo atrás, em campanhas de combate à malária, e tendo percorrido e conhecendo cada uma de nossas aldeias, sendo respeitado pelas comunidades".

Na carta, os índios destacaram, ainda, que a decisão de exonerar Jamir não lhes havia sido comunicada antecipadamente. Diante dos argumentos das lideranças, Jamir foi reconduzido ao cargo pela Funasa.

SIGA-NOS NO Google News