Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Checagem do censo escolar será antecipada

Agência Brasil - 06 de julho de 2004 - 14:33

A conferência dos dados do censo escolar formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) será antecipada para o primeiro semestre. Antes feita de agosto a outubro, a checagem será feita antes da divulgação dos resultados preliminares, que ocorre em meados do ano escolar. O censo serve de base para que o governo repasse verbas para educação.

A diretora de estatísticas de Educação Básica do Inep, Dirce Gomes, explica que a medida deve trazer um resultado mais fiel à realidade. "Estamos lidando com dinheiro público. Qualquer excesso nas informações sobre número de matriculados significa desvio de dinheiro público. Se o número for inferior, isso significará que as crianças não terão os recursos necessários para o ano", disse ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, ressaltando que as correções e pedidos de retificação continuarão a ser feitos no segundo semestre.

A checagem dos dados fornecidos pelas escolas - número de matriculados frequentes e nã-frequentes - é feita por amostragem. Cerca de quatro mil escolas recebem a visita dos pesquisadores após fornecerem os dados, em 314 municípios.

O Brasil tem, atualmente, 55 milhões de alunos matriculados na Educação Básica, que vai do maternal ao Ensino Médio.

SIGA-NOS NO Google News