Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/04/2011 08:01

Chapadão: Museu Itinerante Rabobank apresenta exposição

Izabela Almeida Rodrigues

O projeto cultural Museu Itinerante Rabobank traz a Chapadão do Sul, de 27 de abril à 26 de maio, na Rodoviária Nova, a exposição “A Natureza das Pessoas”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton.

Os trabalhos são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre ser humano e natureza. Entre os artistas brasileiros que participam da exposição estão Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara,Tarsila do Amaral e Leda Catunda; entre os estrangeiros, estão Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet e Paul Cézanne. Chapadão do Sul será representada por duas artistas locais: Onéia Xavier Loeffe e Deuzânia.

\"’A Natureza das Pessoas” é uma exposição que demonstra como os artistas sempre refletiram sobre o meio ambiente,” diz Katia, que tem diversos livros editados e é Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Ela acrescenta: “Nos quatro núcleos, quatro reflexões diferentes. Na primeira, a visão da natureza como uma paisagem, sem a presença humana. Na segunda, seres humanos se articulam com a natureza, retirando dela lazer e alimento. Na terceira, os artistas lançam seus olhares singulares para recriar a natureza e, no quarto, revelam os perigos de um mundo em que a natureza é constantemente desrespeitada. Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida.\"

O projeto conta também com um programa de arte-educação voltado a estudantes de escolas da rede pública, que envolve um workshop para professores e distribuição de livros de estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem. Mediadores treinados especialmente para esta exposição estão prontos para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à secretaria de educação. Esses colaboradores do projeto são selecionados dentro da comunidade, treinados pela curadora e devidamente remunerados.

“Democratizar o acesso à cultura é pensar na grande maioria da população brasileira que está à margem do conhecimento e da informação, tão restritos aos grandes centros. Para conseguirmos realizar o sonho da arte para todos, precisamos contar com patrocinadores e parceiros que nos permitam realizar projetos tão plenos e com tantas variáveis”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto, que completa: “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”.

“Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvemos ações para ajudar nossos clientes a manter os seus negócios sustentáveis, ampliamos também as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, disse Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank. “Com o Museu Itinerante Rabobank, acreditamos que podemos trazer, por meio da arte, maior consciência sobre o meio ambiente para as pessoas que vivem nessas localidades”, ela completa.

O Museu Itinerante Rabobank é viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, para a realização deste projeto, foram realizadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, através das Secretarias de Educação e Cultura.

O Museu Itinerante Rabobank 2011, estreou em Cuiabá, chega a Chapadão do Sul, e seguirá depois para Brasília, Ribeirão Preto, e São Paulo.


Quando: De 27 de abril à 26 de maio

Local: Rodoviária Nova
Endereço: Av. 2, 251 – Centro - Chapadão do Sul/MS
Horário: segunda à sexta, das 7h30 às 19h/ sábado e domingo, das 9h às 17h

Agendamento para escolas (67) 3562-1385 - Visitas monitoradas

Entrada gratuita

Workshop para professores

Data: 25.04 (segunda-feira), das 18h às 22h e 26.04 (terça –feira), das 18h às 22h
Local: Centro Educacional Municipal Carlos Drumond de Andrade
End: Av. 8, 921 – Centro - Chapadão do Sul/MS
Tel para agendamento: (67)3562-1385. Vagas garantidas por ordem de inscrição.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)