Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2011 08:01

Chapadão: Museu Itinerante Rabobank apresenta exposição

Izabela Almeida Rodrigues

O projeto cultural Museu Itinerante Rabobank traz a Chapadão do Sul, de 27 de abril à 26 de maio, na Rodoviária Nova, a exposição “A Natureza das Pessoas”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton.

Os trabalhos são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre ser humano e natureza. Entre os artistas brasileiros que participam da exposição estão Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara,Tarsila do Amaral e Leda Catunda; entre os estrangeiros, estão Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet e Paul Cézanne. Chapadão do Sul será representada por duas artistas locais: Onéia Xavier Loeffe e Deuzânia.

\"’A Natureza das Pessoas” é uma exposição que demonstra como os artistas sempre refletiram sobre o meio ambiente,” diz Katia, que tem diversos livros editados e é Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Ela acrescenta: “Nos quatro núcleos, quatro reflexões diferentes. Na primeira, a visão da natureza como uma paisagem, sem a presença humana. Na segunda, seres humanos se articulam com a natureza, retirando dela lazer e alimento. Na terceira, os artistas lançam seus olhares singulares para recriar a natureza e, no quarto, revelam os perigos de um mundo em que a natureza é constantemente desrespeitada. Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida.\"

O projeto conta também com um programa de arte-educação voltado a estudantes de escolas da rede pública, que envolve um workshop para professores e distribuição de livros de estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem. Mediadores treinados especialmente para esta exposição estão prontos para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à secretaria de educação. Esses colaboradores do projeto são selecionados dentro da comunidade, treinados pela curadora e devidamente remunerados.

“Democratizar o acesso à cultura é pensar na grande maioria da população brasileira que está à margem do conhecimento e da informação, tão restritos aos grandes centros. Para conseguirmos realizar o sonho da arte para todos, precisamos contar com patrocinadores e parceiros que nos permitam realizar projetos tão plenos e com tantas variáveis”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto, que completa: “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”.

“Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvemos ações para ajudar nossos clientes a manter os seus negócios sustentáveis, ampliamos também as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, disse Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank. “Com o Museu Itinerante Rabobank, acreditamos que podemos trazer, por meio da arte, maior consciência sobre o meio ambiente para as pessoas que vivem nessas localidades”, ela completa.

O Museu Itinerante Rabobank é viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, para a realização deste projeto, foram realizadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, através das Secretarias de Educação e Cultura.

O Museu Itinerante Rabobank 2011, estreou em Cuiabá, chega a Chapadão do Sul, e seguirá depois para Brasília, Ribeirão Preto, e São Paulo.


Quando: De 27 de abril à 26 de maio

Local: Rodoviária Nova
Endereço: Av. 2, 251 – Centro - Chapadão do Sul/MS
Horário: segunda à sexta, das 7h30 às 19h/ sábado e domingo, das 9h às 17h

Agendamento para escolas (67) 3562-1385 - Visitas monitoradas

Entrada gratuita

Workshop para professores

Data: 25.04 (segunda-feira), das 18h às 22h e 26.04 (terça –feira), das 18h às 22h
Local: Centro Educacional Municipal Carlos Drumond de Andrade
End: Av. 8, 921 – Centro - Chapadão do Sul/MS
Tel para agendamento: (67)3562-1385. Vagas garantidas por ordem de inscrição.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)