Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Sul perde a West Coton para Costa Rica

Jovem Sul News (Norbertino) - 09 de junho de 2008 - 13:33

Chapadão do Sul perde a West Coton para Costa Rica
Economia


Foto arquivo: Industriais e autoridades durante a inguração da West Coton em Chapadão do Sul (Clique sobre a foto para ampliar)O sócio proprietário da West Coton, empresa fundada e instalada em Chapadão do Sul, Amarildo Garcia Rodrigues, confirmou a transferência da empresa para o município de Costa Rica.

A informação foi confirmada após a divulgação de notícia sobre o assunto publicada pelo site oficial da prefeitura de Costa Rica. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento do município, Agoncílio Correia Barbosa teria participado da sessão ordinária da Câmara de Vereadores no dia 13 de maio. Na oportunidade o secretário anunciou a transferência da West Coton para aquele município.

A West Coton foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2007, a primeira indústria de fiação do município e a segunda do ramo no estado do MS.

Iniciou com capacidade de produção de 60 toneladas de fio por mês. A indústria dos empresários Wilson José Floriano, Amarildo Garcia Rodrigues e Pedro Cena da Silva Filho, pretende alcançar a marca das 250 toneladas mensais em 2010.

A West Coton funciona 24 horas e produz diariamente 960 rolos de fio, com 40 mil metros cada (3kg).

Iniciou as atividades em Chapadão do Sul empregando 26 funcionários diretos, com promessa de empregar mais 70 em até três anos.

Com mercado garantido e em expansão, a West Cotton também tem como objetivo futuro ampliar a atividade com a indústria de tecelagem. Contaria para isso com o apoio e incentivos da prefeitura municipal de Chapadão do Sul.

Para auxiliar os empresários na instalação da indústria em Chapadão do Sul, o prefeito Jocelito Krug conseguiu junto ao proprietário da Fazenda Campo Bom, a instalação da empresa no prédio da antiga fábrica de fertilizantes da fazenda, localizada na margem direita da MS 306, na saída para Costa Rica. Além de conseguir a autorização para a instalação naquele local, o prefeito Jocelito convenceu o proprietário da Campo Bom a reduzir o valor do aluguel.

Para garantir o funcionamento da indústria, ainda durante o ano de 2007, a prefeitura de Chapadão do Sul comprometeu-se em pagar o aluguel do prédio, para a West Coton, até que a mesma conseguisse a sua sede própria.

Outro apoio que a indústria teve em Chapadão do Sul foram os incentivos fiscais do município e do estado para a sua efetiva instalação.

Segundo o prefeito Jocelito Krug, desde quando a indústria se instalou em Chapadão do Sul a prefeitura está empenhada em viabilizar um terreno nas dimensões necessárias para a sua sede própria e futura expansão.

Amarildo disse à reportagem da jovemsulnews que os projetos de expansão da empresa foram encaminhados e devem ser viabilizados rapidamente. Diante das suas necessidades urgentes, o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, garantiu aos industriais de Chapadão do Sul o terreno e a construção civil necessários para a sua instalação, o que deverá solucionar o problema urgente da indústria.

Informou ainda que recebeu outra proposta por parte da prefeitura de Três Lagoas. Naquele município a West Coton igualmente teria o benefício imediato do terreno e da construção civil, mas, optaram os sócios proprietários por Costa Rica. Naquela localidade estariam próximos dos fornecedores e há a identificação pessoal com a região.

“Estamos enraizados em Chapadão do Sul e na região, por isso vamos nos instalar em Costa Rica”, afirmou Amarildo Garcia Rodrigues.

Jocelito Krug justificou a demora para se conseguir terreno adequado para a instalação de grandes indústrias em Chapadão do Sul, devido ao elevado valor das terras, principalmente nas proximidades da cidade. “O trabalho para garantir terreno às indústrias continua, afinal, estamos com perspectivas de receber outras grandes empresas no município e devemos estar preparados para isso”, concluiu Jocelito Krug.

Acrescentou o prefeito que a West Coton vai perder os incentivos fiscais conseguidos junto ao estado para se instalar em Chapadão do Sul. Um novo processo para a volta dos benefícios deverá ser protocolado junto à SEPROTUR, caso a indústria saia do município.

A transferência da West Coton para Costa Rica já está acertada. Deverá ocorrer nos próximos três meses.


Fonte: jovemsulnews (Norbertino)

SIGA-NOS NO Google News