Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Sul: nova planta urbana é apresentada

Jovem Sul News/Marcos Oliveira - 15 de março de 2011 - 09:29

Realizada na manhã de segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, Audiência Pública para a apresentação da proposta para um novo perímetro urbano da cidade.

A convite da Comissão de Justiça e Redação, que tem como Presidente , Nilzete Pereira, Relator Eduardo Belotti e Membro Elso Bandeira, fizeram parte da mesa de autoridades, o presidente da câmara, Vereador Maiquel De Gasperi e o vice-prefeito Alírio José Bacca.

Presentes no plenário da Casa de Leis os vereadores Abel Lemes e Flávio Teixeira Sanches, secretários municipais, produtores rurais e representantes de entidades.

Janaína Simonelli, Arquiteta Urbanista, apresentou a nova planta do perímetro urbano de Chapadão do Sul.

Atualmente a área urbana da cidade compreende 12.190,83 ha. Muito grande segundo a arquiteta, pois dificulta o controle urbanístico de uso e ocupação do solo.

Existe na atual planta, áreas rurais em atividade e sem função urbana, excesso de terrenos baldios, o que propicia o vazio urbano, tão cobiçado pela especulação imobiliária, além de onerar os cofres públicos.

Apresenta o novo projeto, uma planta de 1.750,75 há, o que proporcionará maior controle urbanístico, redução de áreas com cunho rural dentro da cidade, maior facilidade para o poder público municipal em implementar melhorias, tais como infra-estrutura e equipamentos mobiliários, além de evitar a especulação imobiliária.

A diminuição do perímetro tornará ainda mais acessível a planta do Plano Diretor Municipal adequado às necessidades da área urbana.

Ficará o monitoramento da sede, mais coeso e impossibilitará a aprovação de loteamentos distante do centro comercial.

Isto possibilitará uma melhor utilização da terra urbana e dos investimentos nela aplicados.

Segundo a Urbanista os principais motivos para a redução e implantação do novo perímetro, é criar condições de melhor acessibilidade da população na utilização de equipamentos públicos, o que diminui a necessidade de transporte coletivo.

Com a criação deste novo perímetro urbano, ficará sob responsabilidade do poder público criar um cinturão verde em torno da nova planta da cidade.

Este cinturão ajudará a diminuir a incidência de ventos e possíveis movimentações aéreas de agrotóxicos e desta forma melhorar a qualidade de vida da população.

Após a apresentação, puderam os presentes debater o projeto e em virtude da ausência da maioria dos produtores rurais, parte interessada na aprovação ou não da nova planta, solicitou a Comissão, 10 dias de prazo para se necessário, alterar o novo perímetro.

Janaína Simonelli idealizadora do projeto, é Arquiteta Urbanista, Diretora de Planejamento Físico e Territorial do Instituto de Planejamento Urbano de Campo Grande (MS).


SIGA-NOS NO Google News