Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/06/2011 17:15

Chapadão do Sul é a 12ª Comarca Digital do Estado

TJMS

Desde esta segunda-feira (6) Chapadão do Sul tornou-se a 12ª Comarca Digital de Mato Grosso do Sul. Neste ano, foram digitalizadas as Comarcas de Miranda, Aquidauana, Anastácio e São Gabriel do Oeste. Em 2010, foram digitalizadas sete comarcas. Atualmente existem mais de 5.000 processos em andamento na comarca, sendo 2.008 na 1ª Vara, 1.972 na 2ª Vara e 1.195 no juizado especial.

O projeto piloto da digitalização foi lançado em junho do ano passado na Comarca de Dois Irmãos do Buriti. Depois, foi a vez de Cassilândia, Bataiporã e Rio Verde. Em novembro, Dourados passou a ser a 1ª Comarca de Entrância Especial do Estado a ser digitalizada. Em dezembro, Camapuã foi a 6ª comarca a adotar esta tecnologia e Caarapó a 7ª Comarca Digital do Estado.

Advogados estão se adaptando à nova tecnologia, e buscam a certificação digital para realizar o peticionamento eletrônico. De acordo com dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Estado de Mato Grosso do Sul ocupa a 6ª posição no ranking na emissão de certificados digitais. Até a primeira quinzena de maio, 3.122 advogados do Estado possuíam certificado digital, assumindo a primeira posição na Região Centro-Oeste, na frente do Distrito Federal, com 1.649 emissões.

A procura pela certificação digital tornou-se mais intensa neste ano, uma vez que, desde o mês de março, todas as varas digitais de Mato Grosso do Sul passaram a receber petições exclusivamente no formato eletrônico e o certificado digital é uma ferramenta imprescindível para que os advogados possam peticionar pela internet. O envio eletrônico de petições iniciais e intermediárias está valendo desde o dia 14 de março nas 20 varas digitais da Capital além de outras diversas varas do interior.

O uso de certificado digital proporciona segurança, integridade dos dados, confiabilidade e transparência ao sistema processual eletrônico. O protocolo das petições para as varas digitais é feito diretamente pelo Portal e-SAJ, que pode ser acessado pela página inicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A petição e os documentos são encaminhados em formato PDF, por meio do software “PDF Creator”, disponível para download no próprio Portal e-SAJ.

Vantagens - A tramitação eletrônica elimina o chamado “tempo morto” ou “tempo neutro” do processo, isto é, períodos em que o feito fica parado, entre um andamento e outro, ou sofre tramitação meramente burocrática. O processo é protocolado e já está à disposição do juiz para despachar. O que demoraria algumas semanas pode ser feito em um único dia.

A informatização permite ainda o acesso via internet, a qualquer hora do dia, por todas as partes envolvidas, aos dados do processo. Em resumo, a tramitação digital ajuda no combate à morosidade, facilita o acesso à justiça e propicia maior publicidade dos atos processuais praticados, com a transmissão de informações em tempo real.

Autoria do Texto:Assessoria de Imprensa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)