Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Sul chega a 27 casos confirmados de coronavírus e mais 3 suspeitos

O Hospital Municipal está realizando testes rápidos para público alvo

MS Todo o Dia - 06 de junho de 2020 - 10:09

Na tarde desta sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul, por meio da prefeitura, informou que há 27 pessoas contaminadas com o novo coronavírus no município. Além disso, outras três colheram e aguardam resultado dos exames sob suspeita de estarem com a Covid-19.

A secretaria ainda informou que o Hospital Municipal passou a realizar testes rápidos para a população, desde que o paciente apresente síndrome gripal, ou seja, quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

Além disso, para que seja feito o teste pelo SUS o paciente deve ser profissional de saúde ou segurança pública em atividade, pessoa com diagnóstico ou síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e portadores de condições de saúde crônicas: cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartos, revascularizados, arritmias); pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC), imunodepressão por qualquer causa; doença renal crônica em estágio avançado (grau 3, 4 e 5); diabetes mellitus, conforme juízo clínico e gestação de alto risco.

A coleta também é permitida em todos os pacientes com a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), independente de fator de risco. São essas pessoas que apresentem dispneia/desconforto respiratório ou Pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Pacientes que tiveram contato com caso confirmado, também são liberados para realizar o teste, desde que esses tenham apresentando sintomatologia. O SUS não indica coleta e realização de exames em nenhum paciente assintomático.

SIGA-NOS NO Google News