Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Sul agora é a 48ª zona eleitoral

TRE/MS - 29 de novembro de 2007 - 18:24

Quatro zonas eleitorais serão redistribuídas em Mato Grosso do Sul e outras cinco terão nova composição segundo a resolução nº374, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. O rezoneamento da atual composição pelo TRE/MS visa uma correta distribuição das zonas eleitorais em todo o estado, corrigindo imperfeições na divisão do eleitorado e na distribuição dos recursos, otimizando, assim, os serviços prestados ao cidadão.

Zonas remanejadas

As cidades de Água Clara, Sonora, Chapadão do Sul e Rio Negro terão unidades eleitorais remanejadas e renomeadas. Desta forma, a 23ª Zona Eleitoral de Glória de Dourados se tornará a 23ª Zona Eleitoral de Água Clara; a 26ª ZE de Eldorado na 26ª ZE de Sonora; a 37ª ZE de Itaporã se transformará na 37ª ZE de Rio Negro e a 48ª ZE de Angélica na 48ª ZE de Chapadão do Sul.

Estes municípios se comprometeram a proverem o necessário, inclusive imóvel e servidores, para a instalação das sedes dos cartórios eleitorais.

Recomposições

Também será feita a recomposição de zonas eleitorais com a transferência de eleitores, locais de votação e seções eleitorais nas novas zonas remanejadas e nos municípios de Glória de Dourados para a 39ª Zona Eleitoral de Deodápolis, de Eldorado para a 33ª ZE de Mundo Novo, de Itaporã para a 43ª ZE de Dourados, de Douradina para a 18ª ZE de Dourados e de Angélica para a 27ª ZE de Ivinhema.

O TRE/MS esclarece que como não se trata de criação, por desmembramento, de novas zonas eleitorais, mas de simples redistribuição de jurisdição entre zonas eleitorais já existentes, o rezoneamento não aumentará as despesas com gratificações para juízes e promotores eleitorais e com a criação de cargos e funções, que dependem do Congresso Nacional, mas tão somente ensejará gastos com remoção de servidores e custeio.

Com esta nova composição, o TRE/MS visa reduzir ao máximo as distâncias de deslocamento do eleitorado para a sede da zona eleitoral e proporcionar melhores condições de acesso para a população aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

SIGA-NOS NO Google News