Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

21/08/2003 14:54

Chapadão do Céu comemora 21 anos de fundação

Jovem Sul Comunicações

Neste 21 de agosto, Chapadão do Céu comemora 21 anos de fundação.
Nasceu do idealismo de Alberto Rodrigues da Cunha, que lançou a pedra fundamental da cidade em 21 de agosto de 1982.
Desde a chegada ao local com a sua família, Alberto Rodrigues atraiu mais pessoas interessadas em investir na região e com isso, a população foi se multiplicando até virar cidade.
Para instalação do vilarejo de Chapadão do Céu, a primeira necessidade foi o fornecimento de energia elétrica, conseguida com uma usina de 25 kVA, instalada no Rio Formoso, a 7 Km da cidade, em sua fazenda.
A água foi obtida através de poço semi-artesiano e instalação de um reservatório com capacidade de 50.000 litros no ponto mais alto da região onde estaria, mais tarde, a cidade de Chapadão do Céu.
Algum tempo depois abriu-se uma avenida no local, até o cruzamento com a GO 302, onde Alberto montou um posto de combustíveis com o objetivo principal de fornecer óleo diesel aos agricultores que desbravavam o cerrado da região para o plantio da soja.
Teve início a cidade com a construção de 7 casas ao longo daquela avenida, que servia de moradia, mercado, rancho para refeições e até uma escola, que recebeu o nome de Frutos da Terra. Na escola, funcionava um consultório médico.
Com a ativação da escola, o crescimento do local foi inevitável e levou a Arquiteta Marta Garcia Cunha a elaborar um projeto de urbanização modelo para Chapadão do Céu, obedecendo à Lei de Loteamento, com planejamento de áreas públicas, áreas verdes, setores residenciais, comerciais, industriais e para-rurais.
Com a aprovação do projeto de urbanização da cidade, foi feita a demarcação dos lotes que se tornou um condomínio entre os oito filhos de Alberto Rodrigues e administrado por Paulo Rodrigues da Cunha.
Lei municipal de Aporé, cidade-mãe, aprovou o loteamento com 2.190,7 Km2 para instalação de Chapadão do Céu.
No dia 21 de agosto aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção do posto de combustível. Trata-se de data histórica para o município e para o seu fundador Alberto Rodrigues da Cunha, aniversariante no mesmo dia. É considerado o dia da sua fundação, daí a data comemorativa do aniversário da cidade.
Emancipado foi o município através da Lei nº 11.398, publicada no Diário Oficial do Estado em 18/02/1991.

Prefeitos da cidade de Chapadão do Céu (GO):
1993 a 1996 – Alberto Rodrigues da Cunha;
1997 a 2000 – Pedro Rodrigues Guerini; por motivo de acidente dividiu o mandato intermitentemente com o seu vice-prefeito Joênio Alves de Araújo;
2001 – Alberto Rodrigues da Cunha (falecido em 26 de julho com 72 anos);
2001 até os dias atuais – Eduardo Pagnoncelli Peixoto.

Todos os administradores que passaram pela prefeitura de Chapadão do Céu preocuparam-se com o bem estar da população e investiram no social, meio ambiente e urbanismo, tornando a cidade um modelo no país.
Segundo pesquisa realizada pela ONU, Organização das Nações Unidas, a cidade tem o melhor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, no estado de Goiás e está entre as 100 melhores do país.

Graças a sua proximidade com o Parque Nacional das Emas, os seus recursos naturais e investimentos públicos, recentemente o município foi classificado como município turístico, através de deliberação normativa do Instituto Brasileiro de Turismo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)