Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/06/2007 07:11

Chapadão do Céu começa a discutir hoje "anexação" a MS

Humberto Marques/Campo Grande News

A Câmara dos Vereadores de Chapadão do Céu deverá votar na manhã desta segunda-feira (18 de junho), em sessão deliberativa marcada para as 9h, a proposta para dar início aos estudos de viabilidade técnica e à promoção de um plebiscito entre a população, a respeito da possibilidade do município se desmembrar do Estado de Goiás para ser anexado a Mato Grosso do Sul. O requerimento foi apresentado pelo presidente da Casa de Leis, José Wilson Arcângelo (PR), e pelo vereador Cleonésio Vendruscolo (PSDB).

O projeto foi elaborado a partir de queixas de moradores e da classe política sobre a falta de apoio prestado pelo governo goiano ao município, e, caso seja aprovado entre a população, o desmembramento deverá ser submetido ainda aos Legislativos dos dois Estados envolvidos no caso. Arcângelo, em entrevista ao Campo Grande News, apresentou alguns dos argumentos para o projeto. Dentre eles, a menor distância entre Chapadão do Céu e Campo Grande do que entre o município e Goiânia/GO.

Além disso, a ligação com a Capital é toda pavimentada, enquanto as estradas que servem a cidade rumo a outros municípios goianos estão em más condições. Outro ponto abordado é a prestação de serviços de saúde, hoje feita em Mato Grosso do Sul, e a existência de comarca em Chapadão do Sul (vizinha ao município, que está a 180 km de sua comarca, em Jataí/GO). Os defensores da “cisão” também acreditam que a arrecadação do município receberá incrementos: hoje, Chapadão do Céu divide impostos com outros 245 municípios goianos. Em Mato Grosso do Sul, a partilha ocorreria com 78 cidades.

O município foi fundado em 1982, emancipado de Aporé/GO em 1991 e instalado em janeiro de 1993. Atualmente, sua área é de 2.190 km², e a população é estimada em 5,8 mil habitantes. Conforme dados da Secretaria de Planejamento do município, o PIB per capita da população ao ano chega a R$ 60.511 (o segundo maior de Goiás). Chapadão do Céu também foi apontado, em 2003, como o município com o maior Índice de Desenvolvimento Humano de Goiás.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)