Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/05/2015 13:05

Chances de cinzas de vulcão chileno chegarem a MS são remotas, diz especialista

Nuvem vulcânica pode chegar ao Brasil amanhã e MS foi destino cogitado por meteorologistas

Correio do Estado
Imagens de satélite mostram resultado da erupção do vulcão  (Foto: Reprodução/Nasa)Imagens de satélite mostram resultado da erupção do vulcão (Foto: Reprodução/Nasa)

Novamente em erupção desde ontem (1º), o vulcão chileno Calbuco é responsável, desde a semana passada, por deixar em alerta a região sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, onde a coluna de fumaça poderá chegar mais uma vez neste domingo (3).
Depois de alguns noticiários nacionais afirmarem que as cinzas do vulcão poderiam chegar a Mato Grosso do Sul, nos próximos dias, o Portal Correio do Estado foi em busca de respostas.
A pedido da reportagem, o meteorologista Natálio Abrahão, da estação meteorológica Uniderp-Anhangera, analisou imagens de satélites que detectam as partículas de cinzas que formam a nuvem vulcânica.
Segundo Abrahão, as chances de algumas dessas partículas passaram sobre Mato Grosso do Sul são remotas, no entanto, o fenômeno não pode ser totalmente descartado.
“Pelas imagens, não posso dizer que é impossível, mas as chances de essa cinza chegar são muito pequenas, entre 1% e 2%”, afirmou.
As imagens analisadas pelo meteorologista são da NASA, a agência espacia americana. Ainda conforme Abrahão, equipamentos fotodifusores podem detectar a presença das partículas próximas ao Rio Grande do sul.
VULCÃO
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) anunciou que, após a nova erupção, a atividade do Calbuco vai continuar por tempo indeterminado, mas será menor do que a primeira e surpreendente explosão, que levantou uma coluna de mais de 15 km de altura.
A agência do governo disse que fenômenos como a formação de cúpulas ainda podem se formar, "o que pode implicar maior manifestação de energia" do vulcão, cuja atividade foi descrita como "instável".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)