Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chances de cinzas de vulcão chileno chegarem a MS são remotas, diz especialista

Nuvem vulcânica pode chegar ao Brasil amanhã e MS foi destino cogitado por meteorologistas

Correio do Estado - 02 de maio de 2015 - 13:05

Imagens de satélite mostram resultado da erupção do vulcão  (Foto: Reprodução/Nasa)
Imagens de satélite mostram resultado da erupção do vulcão (Foto: Reprodução/Nasa)

Novamente em erupção desde ontem (1º), o vulcão chileno Calbuco é responsável, desde a semana passada, por deixar em alerta a região sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, onde a coluna de fumaça poderá chegar mais uma vez neste domingo (3).
Depois de alguns noticiários nacionais afirmarem que as cinzas do vulcão poderiam chegar a Mato Grosso do Sul, nos próximos dias, o Portal Correio do Estado foi em busca de respostas.
A pedido da reportagem, o meteorologista Natálio Abrahão, da estação meteorológica Uniderp-Anhangera, analisou imagens de satélites que detectam as partículas de cinzas que formam a nuvem vulcânica.
Segundo Abrahão, as chances de algumas dessas partículas passaram sobre Mato Grosso do Sul são remotas, no entanto, o fenômeno não pode ser totalmente descartado.
“Pelas imagens, não posso dizer que é impossível, mas as chances de essa cinza chegar são muito pequenas, entre 1% e 2%”, afirmou.
As imagens analisadas pelo meteorologista são da NASA, a agência espacia americana. Ainda conforme Abrahão, equipamentos fotodifusores podem detectar a presença das partículas próximas ao Rio Grande do sul.
VULCÃO
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) anunciou que, após a nova erupção, a atividade do Calbuco vai continuar por tempo indeterminado, mas será menor do que a primeira e surpreendente explosão, que levantou uma coluna de mais de 15 km de altura.
A agência do governo disse que fenômenos como a formação de cúpulas ainda podem se formar, "o que pode implicar maior manifestação de energia" do vulcão, cuja atividade foi descrita como "instável".

SIGA-NOS NO Google News