Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Champinha diz que fugir de Febem foi "fácil"

G1 - 05 de maio de 2007 - 17:07

O jovem Roberto Aparecido Alves de Souza, o Champinha, de 20 anos, afirmou em depoimento à polícia que foi “fácil” e “tranqüilo” fugir do complexo na Vila Maria da Fundação Casa (antiga Febem), na Zona Norte de São Paulo, na quarta-feira. O complexo era apontado como o mais seguro da fundação.

A notícia foi divulgada neste sábado pela “Folha de S. Paulo”. Segundo o jornal, a polícia informou que o jovem chegou a menosprezar o sistema de segurança da fundação. “Eu vi a escada e subi”, narrou. Champinha usou uma escada deixada por empregados que reformavam o local para pular o muro de seis metros da Unidade Tietê, junto com um adolescente de 17 anos.

A investigação policial aponta até agora indícios de negligência de funcionários. A possibilidade de facilitação de fuga continua sendo apurada pela polícia e pela fundação, que afastou o diretor do local e outros 19 agentes.

No depoimento que prestou à polícia da Unidade de Atendimento Inicial (UAI) da Febem o interno negou que teve ajuda de funcionários para escapar. O rapaz comentou que ele e o colega aproveitaram o descuido de um único vigia no local, que cuidava de três internos, quando este foi ler uma carta de um outro jovem.

Para a polícia, a versão de que havia roupas do lado de fora da unidade à espera dos fugitivos, como disse a Febem reforçando a tese de fuga premeditada, perdeu força. Quinze pessoas já foram ouvidas pela 1ª Delegacia Seccional Centro. Nenhum depoimento sugere ter havido conivência dos funcionários.


Fuga
Na noite da quarta-feira, Champinha, companhado de um adolescente de 17 anos, fugiu em uma escada da Unidade Tietê do Complexo Vila Maria da Febem. Ele chegou a andar de metrô e ônibus e ficou escondido em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, onde foi encontrado pela polícia na madrugada da quinta-feira.

Champinha ficou conhecido após ser internado na Febem pelo assassinato da adolescente Liana Friedenbach, de 16 anos, e pelo planejamento da morte do namorado da jovem, Felipe Silva Caffé, de 19 anos. O crime ocorreu em 2003 na cidade de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News