Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chadid é 1º procurador eleito conselheiro do TCE

Wendell Reis e Fabiano Arruda, Campo Grande News - 14 de fevereiro de 2012 - 13:06

Wendell Reis
Wendell Reis

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ronaldo Chadid, foi aprovado na sessão desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa para assumir a vaga de Paulo Saldanha no TCE (Tribunal de Contas do Estado). Chadid recebeu 23 votos e é o primeiro procurador a ocupar a vaga. O deputado Onevan de Matos (PSDB) foi o único que não votou, porque não estava no plenário no momento da votação.

Ronaldo Chadid foi indicado pelo governador André Puccinelli (PMDB). A votação foi secreta e cada deputado fez a sua opção de maneira individual, em uma cabine instalada no plenário da Casa. Chadid estava presente na sessão e ocupou parte do tempo para se pronunciar.

Chadid agradeceu a confiança dos deputados, relatando que recebeu a aprovação de diversos partidos. O novo conselheiro declarou que espera poder retribuir a confiança dos deputados e avaliou que a maior dificuldade das administrações está na falta de conhecimento sobre a legislação. Chadid prometeu aproveitar sua experiência de 18 anos no magistério para administrar os recursos e retribuir a confiança e indicação harmoniosa entre os poderes, o que fez questão de destacar.

Chadid é o segundo conselheiro trocado em menos de um ano no TCE. A última posse foi da ex-senadora Marisa Serrano, que assumiu o lugar após a morte de Celina Jallad em fevereiro do ano passado. Na ocasião, Marisa travou uma disputa com o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), em um embate que teve até sabatina entre os concorrentes. A votação na Assembleia foi polêmica, com ameaças de recurso, que ao fim não tiveram grandes consequências.

Chadid será o primeiro procurador indicado ao TCE após a mudança da constituição em 1988. As indicações que eram exclusivas de políticos passaram a incluir o corpo técnico. Com isso, dois terços dos indicados são de competência da Assembleia Legislativa e um terço de responsabilidade do governador, que escolhe alternadamente entre procuradores e auditores. A regra existe há 23 anos e agora será plenamente atendida. A indicação fecha o círculo e a vaga será de um procurador pela primeira vez na história.

Puccinelli recebeu uma lista com os nomes de Chadid e dos procuradores José Aedo Camilo e João Antônio de Oliveira Martins Junior. Destes, Aedo é o mais antigo no Ministério, com 22 anos de atuação, seguido por Chadid, 21 anos, e João Antônio, com 11 anos.

O novo conselheiro é especialista, mestre e doutorando em direito administrativo, atuando como professor há 18 anos. Atualmente ele coordena o curso de direito da Estácio de Sá e já formou mais de 50 turmas. Chadid declarou ao Campo Grande News que pretende dar aula apenas na pós-graduação, para alimentar a paixão pelo magistério.

SIGA-NOS NO Google News