Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CGU sorteia amanhã mais 50 municípios para fiscalização

Stenio Ribeiro/Agência Brasil - 14 de outubro de 2003 - 14:42

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai sortear, amanhã (15), os nomes de mais 50 municípios brasileiros que serão visitados por fiscais e auditores nos próximos dias para um "pente fino" sobre a aplicação de recursos públicos federais pelas prefeituras. O sorteio, marcado para as 10 horas, terá a participação do ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, que instituiu, em abril, a nova sistemática de fiscalização por sorteio.

Com isso, sobe para 231 o número de municípios selecionados para passar pelo crivo do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, que já vasculhou as contas de 181 municípios e constatou alto índice de irregularidades, principalmente no encaminhamento de licitações, obras inacabadas, compra de merenda escolar sem licitação, uso de notas frias e documentos falsos, dentre outros. Essas ações que já renderam, inclusive, o afastamento de um prefeito, o de Porto Seguro (BA), acusado de irregularidades na aplicação de R$ 48,5 milhões.

Os relatórios da CGU mostram indícios de fraudes em muitos municípios, como Taperoá (BA), Fleixeiras (AL), Oiapoque (AP) ou Parintins (AM), mas, segundo a Controladoria, também há o que comemorar diante da constatação de prefeituras que estão com as contas em ordem. Algumas apresentam apenas pequenas falhas de natureza formal, sem indícios de dolo, facilmente corrigíveis, como as de Cravinhos (SP), Tapejara (PR) e Cachoeira de Minas (MG).

SIGA-NOS NO Google News