Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CGU fiscalizará a administração de 60 municípios

Yara Aquino / ABr - 27 de setembro de 2005 - 13:55

Sessenta municípios e 12 estados serão fiscalizados pela Controladoria Geral da União (CGU). Eles foram escolhidos hoje (27) por meio de sorteio e devem receber a visita de auditores da CGU responsáveis por fiscalizar a aplicação das verbas públicas federais.

As cidades com mais de 20 mil habitantes serão fiscalizadas nas áreas de assistência social, segurança pública e indústria. Os 12 estados escolhidos serão auditados nas áreas de agricultura, desenvolvimento agrário, assistência social e transportes.

Já os municípios com população menor que 20 mil terão todos os segmentos fiscalizados: saúde, educação, trabalho, habitação, saneamento, entre outras. A auditoria começa a partir do dia 17 de outubro.

Em dois anos e meio, o Programa de Fiscalização a partir de sorteios públicos já verificou a prestação de contas de 865 municípios. Os sorteios são realizados mensalmente pela Caixa Econômica Federal, e esse é o 18º sorteio de municípios e 4º sorteio de estados.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Waldir Pires, destaca que esse controle é importante para garantir que os recursos públicos sejam aplicados em benefício da população.

"O dinheiro vem em virtude da lei que autoriza tributo, seja a taxa, seja a contribuição, seja o imposto e deve voltar sobre a forma de interesse público, de benefício para a população sobre todas as formas de processo sociais, das transferências de recursos para a Bolsa Família, merenda escolar, em uma ponte, uma estrada, um hospital", afirmou.

A lista com os estados e municípios sorteados está na página da Controladoria Geral da União no endereço www.cgu.gov.br

SIGA-NOS NO Google News