Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/09/2004 08:00

CFM aprovou transplante dos órgãos de fetos sem cérebro

Christiane Peres/Agência Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou nesta quarta-feira, dia 8, uma resolução que permite que os médicos realizem transplantes de órgãos de fetos sem cérebros. A partir dessa resolução, os médicos vão poder orientar as famílias a manter a gestação para doar os órgãos do anecéfalo assim que ele for retirado do útero materno.

Segundo o vice-presidente do CFM e relator da resolução, Marco Antônio Becker, o principal órgão a ser aproveitado é o coração. E ressaltou que é fundamental que o órgão esteja completamente formado. “No caso de interrupção da gravidez vai depender do mês de gestação. Mas para o transplante, o ideal é que a gravidez se dê até o final, ou até que os órgãos estejam completamente formados”, explicou.

Becker disse ainda, que para o sucesso do transplante é necessário que ele seja feito imediatamente após o parto e enfatizou a importância da aprovação da família para a realização do transplante. “Evidentemente, os responsáveis legais terão que autorizar previamente este ato. Sem a permissão dos pais, nada é feito”.

O conselheiro federal Edvar Araújo também defendeu a aprovação prévia dos pais. “A autorização anterior permite que as equipes se programem para o transplante logo após o parto”. Segundo Araújo, esse procedimento facilita o trabalho e aumenta as chances de sucesso.

A questão do transplante de órgãos não possui relação com a do aborto que está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Becker, são duas coisas separadas, porém uma é decorrente da outra. “Se o Supremo confirmar a decisão da liminar, vai corroborar com essa resolução, pois se pode antecipar o parto, porque não pode usar os órgãos para transplante?”, questionou.

Os transplantes só poderão ser feitos a partir da publicação no Diário Oficial. Mas os médicos já podem começar a orientar suas pacientes quanto aos benefícios que a doação dos órgãos desses fetos pode gerar a outros bebês.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)