Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cetesb divulga relatório sobre qualidade das praias de São Paulo

Governo de São Paulo - 16 de agosto de 2019 - 16:30

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitorou, no ano passado, a qualidade das águas em 157 locais diferentes das 307 praias do litoral do Estado. O relatório anual sobre a “Qualidade das Praias Litorâneas no Estado de São Paulo 2018“ pode ser acessado aqui.

O local do monitoramento é definido de acordo com a frequência de banhistas, geografia da praia e adensamento urbano. O estudo aponta que a média de porcentagem de coleta de esgoto nos municípios litorâneos está em torno de 70%, variando de 34,1% em Bertioga a 97,7% em Santos. O litoral de São Paulo possui cerca de 880 km de extensão de linha de costa e abrange 16 municípios.

As condições de balneabilidade das praias de São Paulo estão relacionadas diretamente com as condições sanitárias dos municípios, população fixa, afluxo de turistas (população flutuante) além das condições climáticas, entre outros aspectos.

Classificação das praias

A Cetesb utiliza os critérios da Organização Mundial da Saúde – OMS para avaliar as praias. As orlas são classificadas em relação à balneabilidade, em duas categorias, própria e imprópria, sendo que a primeira engloba três categorias distintas: excelente, muito boa e satisfatória.

Essa classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais na água do mar, resultantes de análises feitas nas amostras de cinco semanas consecutivas. A legislação prevê o uso de três indicadores microbiológicos de poluição fecal: coliformes termotolerantes, E. coli e enterococos.

A presença dessas bactérias nas águas não confere a elas uma condição infectante. Essas não são por si só prejudiciais à saúde humana; indicam apenas a possibilidade da presença de quaisquer organismos patogênicos de origem fecal e tornando desaconselhável a sua utilização para o banho.

O Programa Onda Limpa, da Sabesp, beneficia com coleta, afastamento e tratamento de esgoto os nove municípios da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Santos, levando a cobertura com rede de esgoto de 62% para 92%.

O programa é considerado o maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira, o Onda Limpa vem contribuindo para a melhoria da saúde pública, da balneabilidade das praias e o incremento do turismo na região.

SIGA-NOS NO Google News