Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cessar-fogo no Líbano será respeitado, diz Israel

Agência Brasil - 14 de agosto de 2006 - 14:59

Com exceção de incidentes isolados com militantes do grupo armado libanês Hizbollah, as forças israelenses devem respeitar o cessar-fogo que entrou em vigor hoje (14) no Líbano, às 8 horas (2 horas no horário de Brasília).

De acordo com a Agência Lusa, a garantia foi dada pelo ministro israelense da Defesa, Amir Peretz. Segundo a agência, o ministro reafirmou que Israel está disposto a impedir que o Hizbollah retorne ao sul do Líbano, região onde os conflitos iniciados em 12 de julho foram mais intensos. “Vamos agir com determinação contra a restauração de um regime do Hizbollah no sul do Líbano”, afirmou Peretz.

Aprovada pelo governo do Líbano e de Israel, a trégua foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Peretz, o exército de Israel e a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês) estão coordenando a entrega do território.

Para isso, foram mobilizados 15 mil soldados libaneses e outros 15 mil da Unifil, que ocuparão a zona de fronteira. Desde o fim de semana, a região está sob controle de Israel.

Ainda de acordo com a Lusa, Peretz afirmou que o conflito enfraqueceu os extremistas, o que abre caminho para novas negociações entre o governo libanês e os palestinos.

A agência informa ainda que israelenses e libaneses se reuniram hoje pela primeira vez desde que Israel se retirou do Líbano, em 2000, para discutir a retirada das forças israelenses e a entrada das forças libanesas e da ONU.

SIGA-NOS NO Google News