Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cerveja tem vitamina que combate anemia

R7 - 29 de março de 2010 - 16:29

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostrou que as cervejas, assim como as verduras de cor escura, têm vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato). A vitamina é importante no combate à anemia e a doenças cardiovasculares.

A pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, responsável pela pesquisa, explica que as análises foram feitas em três tipos de cerveja produzidas no Brasil: pilsen, sem álcool e malzbier.

– Os resultados mostraram que a cerveja tem cerca de 20 microgramas de folato por 100 ml. Uma lata tem de 17% a 20% das quantidades de vitamina B9 recomendada (por dia, para um adulto).

A pesquisadora analisou cinco formas de folato e encontrou três deles na bebida.

– Mas não podemos dizer que a cerveja supre carência desse nutriente.

Além da vitamina B9, foram analisadas na pesquisa as quantidades de compostos fenólicos (antioxidantes, substâncias que combatem o aparecimento de radicais livres na corrente sanguínea) nas cervejas.

A cerveja malzbier respondeu às análises com mais que o dobro de compostos desse tipo do que as da versão pilsen e sem álcool.

A pesquisadora diz, no entanto, que consumir cerveja em excesso não garante o suprimento necessário de vitamina.

– O consumo excessivo de álcool causa diversos males ao organismo, inclusive prejudica a absorção de vitaminas, entre elas o próprio folato. Mas existem estudos que revelam que o baixo consumo de álcool não possui esta capacidade prejudicial.

SIGA-NOS NO Google News