Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Certo de que será líder do PT, Delcídio elege prioridade

Marta Ferreira / Campo Grande News - 28 de dezembro de 2004 - 13:29

O senador petista Delcídio do Amaral, que se tornou em poucos anos um dos principais nomes do partido em Mato Grosso do Sul, está se preparando para, a partir de 2005, ser também uma liderança nacional da legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele já tem o voto de 8 dos 13 senadores petistas e afirma estar confiante na ratificação de seu nome, que deve ocorrer em uma reunião com todos os senadores, no dia 14 de fevereiro do próximo ano. O mesmo encontro deve definir a distribuição dos senadores petistas nos cargos dentro do Senado.
Certo de que passará a ser o líder do PT no Senado, Delcídio já elegeu os dois projetos que considera cruciais para o próximo ano no Senado: a reforma política e a regulamentação das agências reguladoras no País. De acordo com ele, são matérias polêmicas e de alto interesse do governo, que, na expectativa do Senador, vão gerar muito debate na Casa.
O senador diz estar tranqüilo em relação ao posto que poderá assumir. Ao comentar a importância do relacionamento com outras legendas, diz estar certo de que o PMDB, por exemplo, continuará dando o apoio ao governo petista, apesar do racha na legenda, que foi parar na Justiça. Nas contas do senador, dos 23 senadores peemedebistas, pelo menos 18 continuarão votando com o governo. “O PMDB fica do nosso lado”, prevê.
Ao comentar a influência que ocupar a liderança do PT pode ter nos planos de ser governador, Delcídio admite; " Claro que dá visibilidade". Mas o político também planeja estar presente no Estado para fazer sua campanha. "Vou ter que ter uma agenda bastante organizada", comenta.
Apesar de não admitida, Delcídio enfrenta uma disputa pela indicação para o governo com o vice-governador Egon Krakhecke. Nesse quesito, prefere a diplomacia política. Ao ser indagada sobre como pretende se portar, disse que considera o embate "profícuo" e revelador dos aspectos positivos do PT.

SIGA-NOS NO Google News