Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/12/2004 14:30

Certificação de gado será definida até fevereiro

Acrissul

Governo e parlamentares devem definir até o início de fevereiro como será a certificação do gado bovino brasileiro. A decisão foi tomada na última quinta-feira, (2/12), durante encontro de representantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. A reunião também contou com a presença de secretários estaduais do setor.

Dois pontos estão em discussão: o primeiro é o rastreamento que tornará possível obter informações sobre a origem, a vacinação, a alimentação e os deslocamentos do animal, e que só será obrigatório na exportação. Essas informações são armazenadas em um chip em forma de brinco na orelha do gado. O segundo ponto é a reivindicação dos agricultores para que a certificação seja feita por propriedade - e não por cabeça.

A Comissão formou um grupo para, no início do ano, apresentar propostas para a instrução normativa do Ministério da Agricultura que definirá as novas regras.

Normas sanitárias

O deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) afirma que o tema também é de interesse do consumidor. "Acredito que estamos evoluindo a passos largos para aquilo que todo consumidor deseja, que é saber do que ele está se alimentando, se realmente esse produto está seguindo as normas sanitárias de que a população não abre mão".

Caiado, no entanto, teme que as certificadoras acabem virando uma indústria. "São estruturas que se colocam como certificadoras mas que, na verdade, são cartórios, criados para enriquecerem às custas do setor rural, que não agüenta mais pagar taxas e juros neste País", afirmou.

Fonte: Ag. Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)