Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Certidão de naturalização poderá ser emitida via net

Agência Brasil - 15 de agosto de 2005 - 06:53

A emissão da certidão negativa ou positiva de naturalização, via internet, deve passar a ser possível já em 2006, graças às parcerias entre o Departamento de Estrangeiros (Deest), a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Justiça e a Imprensa Nacional. A conclusão do projeto de microfilmagem e digitalização dos 300 mil registros de naturalização, que contam a história da imigração no Brasil, está prevista para acontecer até dezembro deste ano. Atualmente, o Departamento recebe cerca de 1.500 pedidos de certidões por mês.

Segundo a Diretora do Departamento de Estrangeiros, Izaura Miranda, "este tipo de certidão é muito procurada com a finalidade de aquisição de dupla cidadania. A modernização do processo de expedição visa não só a melhoria da prestação do serviço público, mas também a preservação e democratização do acesso a registros históricos de estrangeiros, que ao tornarem-se brasileiros contribuíram para a formação de nossa cultura e nossa gente"

O Departamento de Estrangeiros já disponibilizou, na internet, a certidão de Trâmite Processual. Esse serviço permite aos estrangeiros com processos em andamento no Deest obter informações pelo site www.mj.gov.br/estrangeiro.

As informações são do Ministério da Justiça



SIGA-NOS NO Google News