Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

07/10/2007 18:17

Cerca de 9% do eleitorado está apto para ser candidato

Iolando Lourenço e Marcos Chagas /ABr

Brasília - Terminou na sexta-feira (5) o prazo para quem quisessem disputar as eleições municipais, em 2008, ingressar em um partido político – uma das regras para se lançar candidato. A regra valia para todos os eleitores e também para os político que estivessem insatisfeitos com sua legenda e pretendessem mudar de partido para concorrer a uma vaga de prefeito ou vereador de sua cidade.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até setembro, o Brasil tem, hoje, 11.456.008 pessoas filiadas a um partido político. Ou seja, diante do total do eleitorado, cerca de 126 milhões, isso representa que cerca de 9% do eleitorado estará apto para se candidatar nas eleições municipais. O PMDB, PP, PSDB e PT são os únicos partidos que ultrapassam mais de um milhão de filiados: são 2.002.449 de peemedebistas, 1.237.672 pepistas, 1.109.428 tucanos e 1.063.719 petistas.

Já o Partido da Causa Operário (PCO), o "nanico" em número de filiados, tem 3.234 militantes em todo o país. Nem por isso deixou de marcar presença no cenário político nacional com o lançamento da candidatura de Rui Pimenta à Presidência da República nas duas últimas eleições.

O Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL) também não atinge o número de 10 mil filiados. Apesar de ser representado no parlamento por um senador, José Nery (PA), e três deputados federais, Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Luciana Genro (RS), o partido tem, apenas, 8.763 filiados. No ano passado, entretanto, a presidente do partido e ex-senadora, Heloísa Helena, obteve 8.001.092 votos, o que representa 7,9% dos votos válidos para presidente.

Recém-criado como o P-SOL, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) do vice-presidente José Alencar (MG), tem 8.050 filiados segundo os números do TSE. Nem por isso, deixa de estar representado no Senado da República, por Marcelo Crivella (RJ) e quatro deputados federais: Carlos Souza (AM), Kleber Verde (MA), Léo Vivas (RJ) e Marcos Antonio (PE).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)