Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cerca de 4 mil com CNH de SP terão de se recadastrar

Sandra Luz - Campo Grande News - 23 de junho de 2008 - 14:43

Pelo menos 4 mil motoristas de Mato Grosso do Sul teriam participado do esquema ilegal de emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na cidade de Ferraz de Vasconcelos (SP) entre janeiro de 2005 e maio de 2008. A quantidade de motoristas é a estimativa do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) com base nas investigações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Ministério Público Estadual de São Paulo sobre o esquema.

As investigações apontam que ao menos 40 mil carteiras foram emitidas de forma ilegal. Para retirar de circulação as carteiras que integraram o esquema, a Corregedoria do Detran de São Paulo convocou todos os motoristas que tiraram CNH entre 2005 e 2008 em Ferraz de Vasconcelos. Os motoristas têm até 27 de junho para atualizar o cadastro.

Os condutores devem levar RG, CPF, a CNH e comprovante de residência. Todos os documentos devem ser originais. Segundo a assessoria de imprensa do Detran/MS, a regra é válida para todos os condutores e, quem não mora em Ferraz de Vasconcelos deve comparecer à cidade para atualizar o cadastro e justificar a mudança do município. O motorista que não atender à convocação terá a CNH bloqueada a partir do dia 30 de junho.

O Detran de São Paulo e o MPE/SP determinaram já haviam determinado o bloqueio de 40 mil CNHs desde o ano passado. Todos os documentos foram emitidos de forma ilegal. O esquema envolvia 17 auto-escolas em São Paulo e o Ciretran de Ferraz de Vasconcelos.

As investigações começaram depois que a PRF desconfiou da quantidade de CNHs emitidas em São Paulo e apresentadas em Mato Grosso do Sul. As carteiras eram feitas em papel original, mas os motoristas não passavam pelos procedimentos regulares. Os envolvidos usavam moldes de silicone para forjar a impressão digital. Cada carteira custava até R$ 2,5 mil.

SIGA-NOS NO Google News